PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANA PATRICIA GUEDES DE SOUZA

DISCENTE: ANA PATRICIA GUEDES DE SOUZA
DATA: 05/03/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do CCHLA
TÍTULO: Transparência na gestão pública federal: o caso do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP na Universidade Federal da Paraíba - UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Transparência pública. Gestão universitária pública. Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar se a implantacao do Sistema de Concessao de Diarias e Passagens – SCDP ampliou a transparencia na gestao da Universidade Federal da Paraiba – UFPB. Para tanto, primeiramente se fez necessario alguns comentarios sobre a importancia do principio da transparencia na gestao publica federal, particularmente na gestao universitaria federal (Instituicoes Federais de Ensino Superior - IFES), incluindo alguns conceitos relacionados com transparencia (democracia, controle social e accountability), alem da legislacao sobre o assunto. Posteriormente, foi feita uma analise comparativa da gestao de diarias e passagens antes e depois da implantacao do sistema na UFPB, descrevendo e analisando as contribuicoes trazidas pelo mesmo para a transparencia na gestao dessa instituicao e, por fim, foram feitas algumas sugestoes para um melhor aproveitamento do sistema nesse sentido. Com relacao a metodologia, a pesquisa foi classificada como explicativa, historica, de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, sendo a coleta de dados atraves de fontes documentais e bibliograficas, bem como entrevistas semiestruturadas com gestores e usuarios (servidores) atuais do SCDP e com servidores que trabalhavam com concessao de diarias e passagens antes da implantacao do sistema na instituicao. Os resultados mostraram que o SCDP ampliou a transparencia na gestao de diarias e passagens na UFPB em varios aspectos, porem com relacao a publicacao de informacoes, tanto para a comunidade universitaria interna como para toda a sociedade em geral, a pesquisa constatou que o SCDP ainda e pouco utilizado pela UFPB e aponta algumas sugestoes nesse sentido.
Presidente - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS