PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMALIA SALES FISCHER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISMALIA SALES FISCHER
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Artes Cênicas e a Aprendizagem Bilíngue: uma proposta para educandos dos sextos anos do Fundamental II
PALAVRAS-CHAVES: Artes Cênicas; Educação Bilíngue; Jogos Corpóreos-Cênicos.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo essencial, buscar procedimentos e ferramentas pedagógicas que promovam um processo de aprendizagem do inglês em diálogo com o ensino dos conteúdos artísticos cênicos. O campo empírico é a escola pública do Município de João Pessoa, D. José Maria Pires, que fica no bairro dos Novais e possui uma metodologia já estabelecida para o ensino bilíngue. Os sujeitos da pesquisa são discentes do sexto ano do fundamental 2. A partir do tema o Corpo na Arte, temos bastante liberdade para abordar todas as áreas artísticas pela necessidade da ampliação de recursos pedagógicos para o ensino com foco nas artes da cena em uma escola bilíngue. O intuito é de que os discentes estejam aptos a desenvolver sua expressão e liberdade cênica pós pandemia, onde a retração corpórea causou um nível preocupante de distanciamento social. Sabemos que o corpo é um instrumento sensível e potenciador da aprendizagem o que nos faz refletir sobre o atraso cognitivo que o confinamento causou através da introspecção física e social, principalmente nas crianças e adolescentes. O exercício da comunicação através da linguagem e da expressão física e emocional se faz presente através deste estudo, onde buscamos uma prática significativa para o desenvolvimento do potencial artístico e bilíngue dos estudantes.
Interno - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE