PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ PHILIPPE DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ PHILIPPE DE CASTRO
DATA: 05/08/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: APLICAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Dança como Linguagem. Metodologia do Ensino da Dança. Didática da Dança. Dança-Educação.
RESUMO: A pesquisa visa ampliar a concepção de Dança dos educandos de uma comunidade escolar, cuja percepção deste termo, sempre foi associado a Dança como entretenimento, ou Dança de auditório dos programas de televisão. Para tanto, discute a concepção da Dança como Linguagem a partir da implementação de processos que contemplem a sensibilização corporal, exploração de movimentos, significação da experiência dos educandos e criação em dança, em face de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo de caso foi a estratégia de investigação utilizada, de caráter holístico, caso único, explanatório, por meio da procura da relação causa e efeito. Configura-se, portanto, a pesquisa como qualitativa e pauta-se na lógica da relação dos atributos do processo de ensino-aprendizagem para construção do conhecimento sobre o fenômeno, tendo a investigação caráter empírico, baseada na exploração e desenvolvimento de modos para aplicação de uma proposta metodológica de ensino da dança. A análise será feita considerando a triangulação dos dados, a partir do repertório didático implementado, impressões da prática de ensino do professor, e sua repercussão em face do estudante, observada inclusive, por meio do exame dos diários pessoais dos educandos, escritos por estes ao término de cada aula. Por fim, esta dissertação está dividida em três capítulos, além da Introdução e das Considerações Finais. No primeiro, intitulado “A Dança no Contexto Escolar Brasileiro”, será abordado: A Dança como Linguagem; A Dança na Escola Brasileira; e Propostas Educativas para o Ensino de Dança. o segundo, aborda a: Construção e Aplicação das Sequências Didáticas; o terceiro, trata da: Análise e Interpretação do Ensino-Aprendizagem, a partir das sequências didáticas aplicadas, com os registros em audiovisual destas, reflexão da prática de ensino do professor, contida nos relatórios das aulas, diário de bordo dos alunos, com suas impressões, cuja triangulação destas três formas de registros, podem dar margem a apresentar resultados consistentes para pesquisa.
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - IARA CERQUEIRA LINHARES DE ALBUQUERQUE