PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LARISSA MARIA FERREIRA COITINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MARIA FERREIRA COITINHO
DATA: 09/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DA LITERATURA CLÁSSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FISIOLOGIA HUMANA NA GRADUAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: arte, literatura, estratégia pedagógica, fisiologia.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A Fisiologia é definida como o estudo de um organismo e de suas funções, incluindo processos físico-químicos. Portanto, para o seu entendimento há a necessidade do conhecimento prévio de conceitos e mecanismos da competência de outras disciplinas, como anatomia, bioquímica, biologia molecular e biofísica. A natureza interdisciplinar da fisiologia torna a compreensão de seus conceitos um desafio para os alunos. É importante estimular o desenvolvimento de novas estratégias metodológicas que auxiliem e facilitem o ensino e a aprendizagem da fisiologia. Nesse contexto, iniciamos o projeto FisioArte Era uma vez…, que propõe a interação entre fisiologia e a literatura para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado e compreensão de conceitos e mecanismos fisiológicos, sugerindo aos graduandos que reinterpretem contos clássicos da literatura incorporando em suas reinterpretações conceitos fisiológicos. Participaram dessa atividade n=24 discentes, os quais em grupo fizeram a reinterpretação de contos de Edgard Allan Poe no contexto da Fisiologia do sistema respiratório. Após a atividade os discentes voluntariamente responderam a um questionário de avaliação. Nossos resultados preliminares sugerem que 75% dos discentes que participaram da atividade Fisioarte Era uma vez.. consideram a disciplina de fisiologia humana difícil e 58,4% numa escala de 0 - 5, que a maioria entre 3 - 5, concordaram que o trabalho de reinterpretação do conto facilitou o entendimento sobre os conceitos e mecanismos da fisiologia humana. Além disso, os resultados mostraram que 75% dos alunos concordaram, em uma escala entre 4 e 5, que a FisioArte é um método válido para avaliação da aprendizagem e 91,7 %concordaram que a FisioArte aumentou o interesse em aprender fisiologia de uma forma mais emocionante e agradável e vimos que 79,2% dos alunos, numa escala entre 4 e 5, concordaram que o trabalho contribuiu para a compreensão do conteúdo estudado em sala. Nossos resultados preliminares sugerem que a FisioArte Era uma vez…, é ferramenta pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia, uma vez que estimula os alunos no ensino e na aprendizagem da fisiologia
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1717729 - FABIOLA DA CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 068.998.194-57 - GISLAINE ALVES DE OLIVEIRA - URCA
Presidente - 2015912 - JOSIANE DE CAMPOS CRUZ