PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Banca de DEFESA: ARACELE TOSCANO ROCHA

DISCENTE: ARACELE TOSCANO ROCHA
DATA: 05/03/2018
LOCAL: Auditório CBiotec/UFPB
TÍTULO: Análise da variabilidade da frequência cardíaca em crianças e adolescentes obesos
PALAVRAS-CHAVES: Obesidade infantil. Função autonômica cardíaca.Variabilidade de frequência cardíaca.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
ESPECIALIDADE: Fisiologia Cardiovascular
RESUMO: A obesidade infantil e um grande problema de saude publica. A associacao entre obesidade e disfuncao autonomica cardiaca, entre adultos, ja e consensual, e na faixa etaria pediatrica ainda e motivo de varias investigacoes. Nosso estudo objetivou avaliar a modulacao autonomica cardiaca em criancas e adolescentes obesos, na faixa etaria de 6 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, sem outras comorbidades associadas, por meio do estudo da variabilidade da frequencia cardiaca e determinar os niveis de insulina e perfil lipidico nesse grupo. Foram estudadas 59 criancas, sendo 44 (74,6%) classificadas como pre-puberes e 15 (25,4%) classificadas como puberes. As criancas foram agrupadas de acordo o indice de massa corporal (IMC), onde 23 (39%) criancas foram classificadas como eutroficas, 16 (27,1%) criancas classificadas como obesas e 20 (33,9%) com obesidade grave. Todas foram submetidas a avaliacao antropometrica, clinica e laboratorial, bem como a analise da variabilidade da frequencia cardiaca (VFC) por meio do software Nerve Express®, estudando-se as variaveis no dominio do tempo (SDNN) e no dominio da frequencia (TP, LF, HF, LF/HF), dividido em 2 etapas, o teste ortostatico, seguido da manobra de Valsalva combinada com respiracao profunda. Foi realizada uma analise estatistica descritiva dos dados. Para os testes de hipotese foram utilizados o ANOVA e o teste de correlacao de Pearson, sendo o nivel de significancia adotado de p<0,05. Na avaliacao laboratorial, obteve-se valores elevados de insulina no grupo de pacientes obesos graves quando comparados ao eutrofico (p= 0,019). Os niveis de triglicerideos foram maiores nas criancas obesas e obesas graves em relacao as eutroficas (p= 0,001). Os valores de colesterol total foram semelhantes entre os grupos, porem a fracao HDL foi significantemente menor nos obesos (p= 0,009). Durante a realizacao do teste ortostatico, nao houve diferencas nos indices de VFC entre os grupos eutrofico e obeso/obeso grave, tanto na posicao supino, como na bipede. Na analise da VFC durante a realizacao da manobra de Valsalva combinada com a respiracao profunda, encontramos uma reducao da atividade parassimpatica, representada pela diminuicao do componente HFun no grupo de obesos, principalmente no de obesos graves (p=0,010), e um aumento de atividade simpatica, observado atraves de valores maiores de LFun (p= 0,010) e da razao LF/HF (p= 0,001) no grupo obesos/obesos graves quando comparados aos eutroficos. Apos estes resultados, pode-se sugerir um comprometimento da funcao autonomica cardiaca em criancas e adolescentes obesos, principalmente nos obesos graves, bem como niveis de insulina e triglicerideos mais significativos no grupo de obesos. Estes achados constituem fatores de risco que, de forma independente, podem contribuir para o aumento do risco cardiovascular neste grupo.
Externo ao Programa - 337404 - CONSTANTINO GIOVANNI BRAGA CARTAXO
Externo à Instituição - GUSTAVO RODRIGUES PEDRINO