PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Banca de DEFESA: REPHANY FONSECA PEIXOTO

DISCENTE: REPHANY FONSECA PEIXOTO
DATA: 25/04/2018
LOCAL: Auditório do Cbiotec
TÍTULO: Investigação da Imunomodulação por Subpopulações de Linfócitos na Leishmaniose Visceral Humana
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose. Infecção. Linfócito T
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: As leishmanioses se caracterizam como um complexo de doencas infecto-parasitarias, causadas por protozoarios do genero Leishmania. Essas doencas estao presentes em 98 paises, nos quais cerca de 350 milhoes de pessoas encontram-se sob risco de infeccao. A leishmaniose visceral (LV) e a forma clinica mais grave da doenca e induz respostas imunes mediadas por distintas subpopulacoes celulares, incluindo celulas T natural killer invariantes (iNKT-CD3+6B11+), celulas T reguladoras (Tregs - CD4 + CD25 high FOXP3 +), as quais podem ser classificadas em Treg natural (CD4 + CD25 high FOXP3 + CD45RA +) e Treg de memoria (CD4 + CD25 high FOXP3 + CD45RA-). Entretanto, os mecanismos de acao dessas subpopulacoes, envolvidos na modulacao imunologica da leishmaniose visceral humana, ainda nao foram bem elucidados. Assim, nosso objetivo foi caracterizar os mecanismos das celulas iNKT, celulas T reguladoras natural (nTreg) e de memoria (mTreg) na doenca e avaliar as principais citocinas produzidas por elas. Para atingir esse objetivo, na primeira parte desse trabalho coletou-se sangue total de pacientes LV (n=11) e individuos nao infectados (n=7), e as subpopulacoes nTreg e mTreg foram avaliadas, com e sem estimulacao especifica do antigeno soluvel de Leishmania (SLA). A analise das celulas iNKT tambem foram realizadas, com e sem estimulacao especifica do antigeno total de Leishmania (TLA) em amostras de sangue total nos grupos de pacientes LV (n=12), em controles nao endemico (CNE – n = 6) e no grupo controle negativo endemico (CNegE – n = 6). Todas as analises foram realizadas atraves de citometria de fluxo. Em relacao as celulas Tregs, os resultados demonstraram que: 1) Um numero elevado de celulas Tregs de memoria foi observado quando comparado ao numero total de celulas Tregs naturais em todos os grupos avaliados; 2) Uma reducao significativa na expressao de CD39/CD73 em celulas Treg de memoria foi observada nos grupos LV independentemente de estimulo; 3) Uma diminuicao na expressao de CTLA-4 foi observada em celulas Treg de memoria no grupo LV na ausencia de estimulo, quando comparada ao grupo controle. Entretanto, o SLA induziu aumento de expressao de CTLA-4, nos pacientes com LV; 4) Alteracoes significativas na producao de IFN-γ nao foram observadas em nenhum dos grupos avaliados e 5) Baixos niveis de IL-10 foram observados em celulas Treg de memoria nos grupos LV independentemente de estimulo. Ja nas celulas iNKT observamos que, 6) o numero total ex vivo de celulas no grupo de pacientes LV nao se alterou significativamente em relacao aos grupos CNE e CNegE; 7) Em relacao ao perfil de ativacao recente dessas celulas, os pacientes LV nao apresentaram alteracoes significativas na expressao de CD69, em comparacao aos grupos controle tanto ex vivo como apos a cultura in vitro (meio e TLA); 8) Apos o estimulo com TLA de L. infantum as celulas iNKT reduziram a producao de IFN-γ. No entanto, a maior producao de IFN-γ foi observada em celulas iNKT no grupo CNE; 9) Em relacao a producao de IL-17, alteracoes significativas nao foram observadas, antes ou apos a estimulacao com o TLA, em todos os grupos avaliados; 10) Uma elevacao na producao de IL-10, foi observada no grupo CNE quando comparado ao CNegE e pacientes com LV de forma independente a estimulacao. Dessa forma, sugere-se que apesar da manutencao da regulacao por celulas nTreg, o perfil pro-inflamatorio esta favorecido pela reducao de mecanismos regulatorios de celulas mTreg e modulacao positiva de mecanismos de celulas iNKT.
Externo à Instituição - CRISTIANE ALVES DA SILVA MENEZES
Interno - 1340309 - SANDRA RODRIGUES MASCARENHAS