PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: ROXANA PEREIRA FERNANDES DE SOUSA

DISCENTE: ROXANA PEREIRA FERNANDES DE SOUSA
DATA: 16/08/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO E ESTUDO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO FORMULADOS A PARTIR DE MICROEMULSÃO O/A E A/O
PALAVRAS-CHAVES: fluido de perfuração; microemulsão; glicerina; óleo vegetal; tensoativo não iônico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: O metodo de perfuracao de pocos de petroleo utilizado atualmente e o metodo rotativo. Este metodo e capaz de perfurar regioes complexas e atingir grandes profundidades. No entanto, o sucesso do metodo e decorrente da circulacao continua de um fluido de perfuracao, que remove os pedacos rochosos e estabiliza o poco, tornando a perfuracao mais eficiente e segura. Dentre os diversos tipos de fluidos de perfuracao, destacam-se os fluidos sinteticos por sua grande aplicabilidade, compreendendo as aplicacoes de fluidos base agua e base oleo, e alta eficiencia. Os sistemas microemulsionados, que sao estaveis, espontaneos e preparados a partir de uma mistura de uma fase aquosa e uma fase oleosa, na presenca de tensoativo podem se apresentar como boas bases para fabricacao de fluidos sinteticos, trazendo vantagens aos fluidos de perfuracao, como estabilidade em uma ampla faixa de condicoes salinas, boa lubricidade e reboco mais fino e menos permeavel. Assim, visando a obtencao de um fluido de perfuracao sintetico biodegradavel, com baixa toxicidade e baixo custo, este trabalho teve como objetivo desenvolver e estudar fluidos de base microemulsionada aplicaveis a perfuracao de pocos de petroleo e, para isto, foi utilizada uma microemulsao composta por tres componentes: uma solucao aquosa de glicerina, oleo de pinho e tween 80. As propriedades dos fluidos foram avaliadas atraves de ensaios reologicos, de envelhecimento, de filtrado, coeficiente de lubricidade, reologia em alta pressao e alta temperatura (HPHT), degradacao termica, toxicidade, pH e densidade. Alem disso, foram estudadas a influencia do NaCl como aditivo, de dois viscosificantes, da microemulsao e da glicerina em um fluido microemulsionado de oleo em agua (O/A). Foi estudada, tambem, a modificacao superficial de argila bentonita e sua aplicacao em um fluido de perfuracao microemulsionado de agua em oleo (A/O). Foi obtido um fluido de perfuracao microemulsionado O/A com alta viscosidade, forca gel, baixo volume de filtrado (4,5 mL), baixo custo, estavel em uma grande faixa de condicoes salinas (ate 5 % de NaCl), estavel em alta pressao e alta temperatura, boa lubricidade (0,07638) e permite uma alta concentracao de agua. Enquanto que a microemulsao agregou estabilidade e viscosidade ao fluido, elevando suas propriedades reologicas e tixotropicas, a glicerina diminuiu a interacao com o viscosificante, reduzindo estas propriedades. O fluido obtido e produto de inovacao e esta protegido pela patente de numero BR102016019048-7, INPI (Insituto Nacional da Propriedade Intelectual).
Interno - 1453020 - ALFREDO ISMAEL CURBELO GARNICA
Externo à Instituição - EDSON DE ANDRADE ARAUJO