PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: JADER MARTINS MARQUES

DISCENTE: JADER MARTINS MARQUES
DATA: 14/03/2019
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO EM EXCEL-VBA PARA DIMENSIONAMENTO DE VÁLVULA DE CONTROLE PARA LÍQUIDOS, GASES E VAPORES COM ESTIMATIVAS DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS E DE TRANSPORTE.
PALAVRAS-CHAVES: propriedades termodinâmicas, propriedades de transporte, programa de computador, válvula de controle.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: Valvulas de Controle sao equipamentos muito utilizados nas industrias em geral, sobretudo na industria quimica (segmentos de petroleo e petroquimica, celulose e papel, etc). A falta de dados de propriedades termofisicas das substancias na etapa de projeto basico ou de novos projetos de processos existentes dificulta o correto dimensionamento das valvulas de controle. Diante desse fato, foi proposto um aplicativo usando linguagem de programacao VBA Excel, capaz de realizar estimativas das propriedades: pressao de vapor, densidade e viscosidade para liquidos, vapores e gases muito utilizados na industria, na temperatura e pressao de entrada do fluido na valvula de controle e, posteriormente, o dimensionamento do coeficiente de vazao da valvula de controle. O aplicativo proposto possui interface amigavel e de facil utilizacao, sendo uma ferramenta util e que pode ser utilizada por estudantes de graduacao e pos-graduacao dos cursos de Engenharia Quimica, Engenharia Mecanica, Modalidade Mecatronica, e Engenharia de Controle e Automacao, em aulas de termodinamica ou fenomenos de transporte (mecanica dos fluidos), bem como profissionais da industria quimica das areas de Engenharias de Instrumentacao e de Processos. O aplicativo, denominado de Valvula_de_Controle_v1.0, foi validado para pressao de vapor, volume molar, volume especifico e viscosidade, bem como para o coeficiente de vazao de liquidos, gases e vapores com os dados reportados da literatura tecnica especializada. Os resultados da validacao mostraram que as subrotinas foram codificadas de forma eficiente tanto para os calculos das estimativas quanto para os coeficientes de vazao. A partir da validacao, algumas inferencias estatisticas foram realizadas para comparar o desempenho dos metodos de estimativas do aplicativo em relacao as substancias simples apolares e polares. Os resultados encontrados mostraram que os metodos utilizados estimam, com pequeno ou sem erro relativo percentual em relacao aos dados experimentais, as propriedades de liquidos, gases e vapores.
Interno - 1548512 - ANDREA LOPES DE OLIVEIRA FERREIRA
Interno - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA