PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA ARAÚJO PESSOA

DISCENTE: MARIA EDUARDA ARAÚJO PESSOA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: Estudo reológico e das propriedades de filtrado de fluidos de perfuração base água e influência da nanocelulose como aditivo
PALAVRAS-CHAVES: nanocelulose, reologia, propriedades de filtrado; fluidos de perfuração.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: O crescente interesse nas propriedades de nanopartículas deve-se a sua área superficial alta, que confere às operações de perfuração de poços habilidades para diminuir a resistência ao atrito entre os tubos de perfuração e o orifício lateral e melhorar o torque e o arrasto dos fluidos de perfuração, que possuem funções que vão desde, limpar o poço e manter os cascalhos em suspensão até evitar o desabamento e garantir a estabilidade da parede do poço, através da formação de reboco impermeável. Para tanto, o presente trabalho estudou obtenção de fluidos de perfuração base água com posterior análise da influência da concentração (0,0; 0,5 %; 1,0% e 1,5 %) de nanopartículas obtidas do sisal (nanocelulose). Quatro grupos de fluidos foram testados, onde cada um possuía características distintas, sendo o Grupo 4 escolhido para testar essas variadas concentrações. A nanocelulose foi obtida a partir de hidrólise ácida (56 % de ácido sulfurico), onde as fibras foram pré tratadas com mercerização (NaOH, 4 %) e branqueamento (NaClO 2 , 1,7 %), e posteriormente centrifugadas, com adição de acetato de potássio (0,5 %) e etanol, e secas em estufa (60°C/18 h) para obtenção final de partículas secas em tamanho nanométrico. Os fluidos dos quatro grupos estudados foram preparados com adição progressiva dos componentes e mistura no equipamento Hamilton Beach, com intervalo de 24 h para leitura no viscosímetro. Os valores de viscosidade plástica, limite de escoamento, viscosidade aparente e força-gel foram determinados, bem como as propriedades de filtrado, que incluem volume de filtrado, espessura e permeabilidade da torta. Os fluidos do grupo 1 apresentaram comportamento de separação de fases e os estudo reológico e de filtração não foram realizados. Os fluidos dos grupos 2, 3 e 4 apresentaram comportamento reológico satisfatório, com propriedades de fluidos não newtonianos (Herschel Bulkley foi o modelo com melhor adequação dos dados experimentais) e características tixotrópicas. Ao analisar o comportamento da adição de nanocelulose ao Grupo 4, foi observado que a nanopartícula apresenta influência nas propriedades analisadas, porém não suficiente para atingir volumes de filtrado desejáveis, ainda que atingindo espessuras baixas de tortas de filtração.
Presidente - 2453534 - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO
Externo à Instituição - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS