PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: ADILIA RIBEIRO COUTINHO SUASSUNA DUTRA

DISCENTE: ADILIA RIBEIRO COUTINHO SUASSUNA DUTRA
DATA: 12/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: ADOÇÃO DE ARTEFATOS GERENCIAIS: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA NO ÂMBITO DE EMPRESAS DO SETOR HOTELEIRO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Artefatos gerenciais; Fatores contingenciais; Hotelaria.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo geral deste estudo foi analisar a significancia das relacoes entre os fatores contingenciais e o uso dos artefatos gerenciais na rede hoteleira da cidade de Joao Pessoa, sendo realizadas entrevistas presenciais com o responsavel pelo setor gerencial, nos meses de julho e agosto de 2018. Os dados coletados foram desenvolvidos por meio de estatistica descritiva e correlacao de Spearman utilizando o sistema STATISTICA, obtendo como resultados preponderantes que os artefatos gerenciais tradicionais mais significativos foram: orcamento, analise orcamentaria e a utilizacao das tecnicas tradicionais de custeio, ja em relacao aos artefatos gerenciais modernos houve destaque significativo a analise do ciclo de vida e just in time para a tomada de decisoes a longo prazo, para auxiliar na tomada de decisao. No entanto, ao correlacionar a significancia estatistica das relacoes entre os fatores contingenciais: ambiente e o uso de artefatos modernos houve baixos indices de correlacao apresentando negativamente o custeio baseado em atividades e as atitudes da concorrencia. Esta pesquisa pode contribuir de forma positiva para a rede hoteleira, a partir do momento que se caracteriza o perfil dos responsaveis pelo setor gerencial das organizacoes, os fatores contingenciais e a frequencia de uso dos artefatos gerenciais para a tomada de decisao, servindo de base para os gestores atuantes no setor hoteleiro.
Presidente - 461.469.894-87 - ANTONIO ANDRE CUNHA CALLADO - UFRPE
Externo à Instituição - CARLA RENATA SILVA LEITAO