PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: WILTON ALEXANDRE DE MELO

DISCENTE: WILTON ALEXANDRE DE MELO
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS GERENCIAIS E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO EM EMPRESAS COMERCIAIS NA REGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Procedimentos contábeis gerenciais. Estratégias empresariais. Visão Baseada em Recursos. Microempresas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O cenario atual tem se revelado desafiador para pequenos empreendimentos, posto que a busca por vantagem competitiva tornou-se um dos principais fatores a ser considerado na tomada de decisao, sendo necessaria a utilizacao de procedimentos que fornecam uma base confiavel de informacoes. Nesse cenario, as informacoes contabeis gerenciais assumem um papel relevante seja apoiando o processo de elaboracao de estrategias empresariais, seja ela propria um componente da estrategia. Com suporte nos pressupostos da teoria da Visao baseada em recursos (VBR), este estudo adotou a perspectiva do ambiente interno, local onde sao produzidas e disponibilizadas as informacoes aos gestores. Assim, teve-se por objetivo investigar a existencia de relacoes entre a utilizacao de procedimentos contabeis gerenciais e o processo de elaboracao de estrategias em pequenas empresas comerciais da regiao do Cariri Ocidental da Paraiba. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de um levantamento de campo cujos dados foram coletados com a aplicacao de questionario a uma amostra de 55 empresas do ramo de supermercados, atuantes na regiao, escolhidas por acessibilidade. As analises foram efetuadas utilizando-se estatistica descritiva bem como a correlacao de spearman, de modo a verificar a correlacao entre: perfil dos participantes, perfil das empresas, utilizacao dos procedimentos contabeis gerenciais e o processo de elaboracao de estrategias. Como principais resultados tem-se que os procedimentos contabeis gerenciais mais utilizados sao os de controle operacional (52,1%) seguidos pelos de custos (33,4%) e os menos utilizados sao as demonstracoes contabeis (38,9%) e outros artefatos, (46,9%). Quanto a importancia desses procedimentos, obteve-se que todos - controles operacionais, custos, demonstracoes contabeis e outros artefatos - sao considerados muito importante ou importante pelos pesquisados, indicando desencontro entre a utilizacao e a percepcao de importancia nos dois ultimos. No que se refere aos aspectos do processo de elaboracao da estrategia obteve-se 65,4% de concordancia com as 32 variaveis analisadas, sendo que a criatividade e a intuicao sao elementos basilares na formacao da estrategia foi a que obteve a maior media. Ja no que tange as correlacoes, os perfis dos participantes e das empresas se mostraram praticamente indiferentes a utilizacao das ferramentas contabeis gerenciais e ao processo de elaboracao estrategica, neste apresentando algumas correlacoes com escolaridade e tempo de atuacao dos participantes. Por fim, nas relacoes entre a utilizacao dos procedimentos contabeis gerenciais e o processo de elaboracao estrategica verificou-se que, principalmente, o controle de caixa, o balanco patrimonial e o ponto de equilibrio apresentaram maior recorrencia e nos outros artefatos houve uma distribuicao mais igualitaria entre os procedimentos analisados. Assim, os resultados evidenciaram que os pesquisados compreendem a importancia dos procedimentos contabeis gerenciais no processo estrategico, mas ainda nao os utiliza plenamente, o que pode comprometer a busca por um diferencial competitivo.
Externo à Instituição - JOSÉ RIBAMAR MARQUES DE CARVALHO
Presidente - 273726 - SIMONE BASTOS PAIVA