PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DYLIANE MOURÍ SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYLIANE MOURÍ SILVA DE SOUZA
DATA: 21/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência do CCSA
TÍTULO: O EFEITO DO SENTIMENTO DO INVESTIDOR MANIFESTO VIA TWITTER SOBRE O COMPORTAMENTO DOS RETORNOS E DO VOLUME NEGOCIADO NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Análise de sentimento; Twitter; Mercado Acionário.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo desse estudo foi identificar, por meio das mensagens que são postadas no Twitter, como as informações que são divulgados de forma on-line estão associadas aos movimentos que ocorrem no mercado brasileiro, especificamente no que tange aos retornos e ao volume de negócios. A coleta dos dados relacionados ao Twitter se deu por meio da biblioteca Tweepy. Já os dados financeiros foram obtidos mediante a base de dados Thomson Reuters. Para o desenvolvimento do índice de sentimento foi empregado um método netnográfico, no qual houve uma observação participante na rede social Twitter de modo a conhecer os termos que são utilizados a se referir ao mercado brasileiro e as ações que o compõem. A atribuição do sentimento se deu por meio de machine learning, por intermédio do Google Cloud Natural Language API, o qual possui uma ferramenta de análise de sentimentos. Para atender ao objetivo geral da pesquisa foram estimados sete modelos de regressão quantílica em cinco quantis, uma vez que os dados obtidos eram heterogêneos e não demonstravam normalidade, visto que esse tipo de regressão apresenta robustez para tais problemas, assim foi possível ter uma compreensão do assunto e interpretação dos dados. A análise e intepretação dos dados possibilitou perceber que, em geral, um sentimento otimista no tempo contemporâneo estará associado a um maior retorno contemporâneo, todavia essa relação se inverte com o passar dos dias, de modo que, um sentimento otimista no período atual estará associado a um menor retorno subsequente. Constatou-se ainda que existe associação significativa entre o volume mensagens que são postadas diariamente no Twitter e o volume de negócios do mercado acionário brasileiro. Ademais, viu-se que quão maior for o número de mensagens que são dotadas de um sentimento negativo, maior também será o volume negociado. Assim, os resultados são úteis para mostrar que existe relação entre as informações que são divulgadas na rede social Twitter e os movimentos do mercado acionário brasileiro, trazendo contribuições para a literatura, ao expandir o entendimento de como mercados emergentes estão associados às atividades que ocorrem no ambiente on-line, e contribuições práticas, uma vez que as atividades que ocorrem on-line no Twitter podem ser utilizadas como variáveis em estratégias de investimento, uma vez que essas estão associadas aos movimentos do mercado.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ FELIPE DE ARAUJO PONTES GIRAO
Externo à Instituição - MOACIR MANOEL RODRIGUES JUNIOR
Presidente - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS