PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: IGOR FIGUEIRÊDO LEITE

DISCENTE: IGOR FIGUEIRÊDO LEITE
DATA: 29/05/2020
LOCAL: PPGCC - CCSA - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E DE GOVERNANÇA NA DECISÃO DO INVESTIDOR
PALAVRAS-CHAVES: Finanças comportamentais, Informações ambientais; Informações de governança; Informações sociais; Investidores.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O presente estudo teve por objetivo verificar o impacto da apresentação de informações socioambientais e de governança para a tomada de decisão de investimento Dentre as motivações para elaboração desta pesquisa, evidencia-se sua contribuição com a literatura de finanças comportamentais, uma vez que buscar compreender o impacto da apresentação de informações socioambientais e de governança, além da identificação de diferentes perfis de investimento. Para atender ao objetivo geral, foi realizado um survey que contou com 409 respondentes que foram submetidos aos questionários aplicados entre os dias 31 de outubro a 10 de novembro de 2019, sendo sua divulgação realizada por meio de redes sociais. Devese ressaltar que foram elaborados dois questionários, no qual um deles apresentava informações socioambientais e de governança e o outro não apresentava. Essa diferença surge para comparar os resultados entre os dois questionários. Dentre os resultados da pesquisa, tem-se que os fatores identificados com maior frequência de importância para o processo de análise de investimento foram, respectivamente: lucratividade; questões de governança; e rentabilidade. Foi identificado que a apresentação de informações socioambientais e de governança não interfere na tomada de decisão do investidor brasileiro. Dentre os motivos para esse resultado é que o investidor brasileiro ainda não está preocupado com fatores socioambientais e de governança, se preocupando mais com retorno obtido. Além disso, foi evidenciado que a decisão do investidor é influenciada negativamente pela percepção do risco do investidor, no sentido de que quanto menos arriscado o investidor entender que aquele ativo é, maior será o investimento realizado. Ao mesmo tempo identificou-se que existe diferença na decisão de investimento de acordo com o perfil do investidor. A decisão de investimento é impactada negativamente pela percepção de risco e o investidor agressivo será menos influenciado por informações sociais e ambientais. Sendo assim, o estudo contribui com a literatura uma vez que discute o impacto das informações socioambientais na tomada de decisão e de governança e identifica diferentes perfis na tomada de diferentes decisões. A relevância do estudo pode ser evidenciada uma vez que buscou abordar um assunto pouco explorado ainda no Brasil, bem como buscou-se entender o comportamento de membros de grupos de investimento.
Presidente - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO
Interno - 1526402 - WENNER GLAUCIO LOPES LUCENA