PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: ELIANE CORTES BRAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE CORTES BRAGA
DATA: 02/02/2022
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS ASSOCIADOS AO RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E A ADOÇÃO DO TARGET COSTING
PALAVRAS-CHAVES: Target costing; Gestão de custos interorganizacionais; Relacionamento entre empresas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O target costing é um artefato de gestão estratégica de custos e sua implementação pelas organizações está crescendo em todo o mundo devido ao aumento da competitividade. Além disso, o acirramento da competição fez com que as empresas assumissem um foco externo a fim de maximizar sua vantagem competitiva, cujo contexto favoreceu o surgimento da gestão de custos interorganizacionais (GCI) que é decorrente da relação comercial entre duas ou mais empresas. O target costing é o principal mecanismo da GCI. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a adoção do target costing está associada às características referentes ao relacionamento entre empresas adotantes e seus parceiros de negócios. O setor escolhido para aplicação deste estudo foi o setor de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) devido a sua importância para a economia brasileira. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Os resultados encontrados evidenciam que as caraterísticas das empresas investigadas exercem baixíssima influência sobre a percepção dos aspectos conceituais do target costing, a adoção de práticas referentes ao processo de target costing e das características das relações interorganizacionais. As características que apresentaram mais influência foram: faturamento, número de níveis hierárquicos e a base das transações. Verificou-se ainda que os princípios e elementos do target costing foram os aspectos conceituais que mais exercem influência sobre a adoção de práticas do target costing e, também, sobre aspectos das características das relações interorganizacionais. Além de influenciar a adoção de práticas do processo de target costing, os aspectos conceituais, principalmente os princípios e elementos, também favorecem a presença de alguns aspectos das características interorganizacionais nas empresas investigadas que, por sua vez, incentivam a adoção de práticas do processo de target costing. Portanto, conclui-se que relações interorganizacionais caracterizadas por aspectos da interdependência, da estabilidade, da cooperação, da confiança e dos benefícios mútuos favorecem a adoção e uso do target costing. A frequência de negociações e tempo de relacionamento, aspectos da estabilidade, e o aumento da aprendizagem organizacional, aspecto dos benefícios mútuos, são aqueles que mais exercem influência na adoção de prática do target costing.
Presidente - 461.469.894-87 - ANTONIO ANDRE CUNHA CALLADO - UFRPE
Interno - 1030203 - PAULO AMILTON MAIA LEITE FILHO