PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: CÍCERA EDNA DA SILVA

DISCENTE: CÍCERA EDNA DA SILVA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA CAPACIDADE PREDITIVA DOS LUCROS DAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Lucro Contábil; Pandemia; Covid-19; Crise
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este estudo tem como objetivo averiguar o reflexo dos efeitos da Pandemia da Covid-19 na capacidade preditiva dos lucros das empresas para o mercado de capitais brasileiro. A Pandemia da Covid-19 tem desafiado os sistemas de saúde e trouxe grandes consequências econômicas e sociais a níveis mundiais. Dada a intensidade das taxas de alto contágio e milhares de mortes, medidas de bloqueios e isolamento social foram impostas pelos governos para conter a propagação do vírus, o que resultou em grande interrupção na atividade econômica mundial. Esses eventos e condições gerados pela pandemia, elevaram os níveis de incertezas e riscos para as empresas de capital aberto, que tiveram reflexos em seus resultados e o valor de mercado afetado dado uma menor expectativa de retorno por parte dos investidores. Analisou-se uma amostra de empresas não financeiras listadas na B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão para o ano de 2020, primeiro e segundo trimestre de 2021, com dados coletados na Refinitiv®. No primeiro momento, as previsões dos lucros por ação das empresas da amostra foram estimadas por meio de modelo auto-regressivo de primeira ordem (AR1), que forma confrontadas com o lucro por ação efetivamente realizado pelas empresas nos trimestres de 2020T1 a 2021T2, em função de serem os primeiros resultados trimestrais divulgados que apresentam os impactos decorrentes da crise do contexto da Pandemia da Covid-19 nas empresas. Além disso, para análise dos dados foram realizados testes de média, mediana e análise de correspondência, bem como foi proposto um modelo de regressão linear com dados em painel que busca relacionar as características contábeis das empresas com a perda na capacidade preditiva dos lucros. Os resultados evidenciam que a Covid-19 afetou a capacidade preditiva dos lucros de forma diferenciada entre os setores econômicos, que características contábeis estão associadas à intensidade dos reflexos desse contexto na diminuição da capacidade preditiva dos lucros. Contribuindo, assim, com a evidenciação empírica de que os setores que compõem a B3 apresentaram comportamentos distintos diante da pandemia da Covid-19.
Presidente - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO
Interno - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS