PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: BEATRIZ DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: BEATRIZ DA SILVA FERREIRA
DATA: 16/02/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: RELATO INTEGRADO E A SUSTENTABILIDADE DE COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS: Uma análise das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3
PALAVRAS-CHAVES: Relato Integrado; Capitais não Financeiros; Teoria da Legitimidade; Teoria da Divulgação; ISE
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo desta dissertação é analisar quais informações não financeiras e de sustentabilidade do Relato Integrado estão sendo divulgadas pelas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3. O Relato Integrado (RI) se apresenta como um modelo para diminuir inconsistências, melhorar a qualidade das informações disponíveis a provedores de capital financeiro, enfatizando a conexão de informações, relevância estratégica, concisão e orientação para o futuro. A teoria da legitimidade foi utilizada pois destaca-se como um dos fatores motivadores para as empresas adotarem o Relato Integrado, conforme apontado nos estudos acadêmicos. A teoria da divulgação também foi utilizada, pois no que concerne ao processo de evidenciação e divulgação de informações, a teoria do disclosure é indicada como teoria base para esses estudos. Para atingir o objetivo geral do estudo, foi utilizado um instrumento prévio, desenvolvido por Santos e Miranda (2021) no qual foi definido, para cada um dos tipos de capitas, elementos teóricos-chave que representam o tipo de informação associada aos capitais não financeiros do RI. A pesquisa segue uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, que privilegia a análise do conteúdo de documentos. Buscou-se com essas informações realizar uma descrição do conteúdo dos Relatos Integrados, foram analisadas 24 (vinte e quatro) empresas no período de 2016 a 2021, sendo feita a análise dos itens relacionados as informações não financeiras e de sustentabilidades que constam nos RI. Na primeira fase de coleta de dados foi feito o mapeamento da estrutura, frequência e dos termos utilizados nos Relatos Integrados, a segunda etapa compreendeu a análise documental, com o apoio do software Atlas.ti, na terceira fase foi calculado o índice de divulgação com base nos elementos teóricos dos capitais não financeiros do Relato Integrado. Os termos-chave/elementos teóricos dos capitais não financeiros do Relato Integrado foram identificados em cada um dos 143 (cento e quarenta e três) relatórios na etapa de codificação feita no software Atlas.ti. Os resultados do estudo mostraram que as empresas que se destacaram na divulgação voluntários dos elementos dos 4 (quatro) capitais não financeiros do RI foram: Petrobras, Engie e Energias do Brasil (EDP). Dentre os capitais não financeiros analisados, destaca-se no Capital Social e de Relacionamento o elemento “Licença Social”, onde a pesquisa identificou um índice de divulgação de ID=7,69%, um número relativamente baixo em relação aos demais itens divulgados. Apesar da Licença Social ser um elemento importante para legitimação social das empresas, apenas onze organizações entre 2016 e 2021 mencionaram a Licença Social em seus relatórios anuais e de sustentabilidade, tal resultado apontou uma carência nos relatórios quanto a abordagem desse tema. Os achados do estudo também mostraram uma evolução do disclosure dos demais elementos teóricos ao longo dos anos, houve uma variação entre 15,2% e 82,6% dos elementos divulgados. O relatório anual do banco Santander em 2021 teve a menor divulgação, enquanto que o relatório anual de sustentabilidade de 2020 da Energias do Brasil (EDP) apresentou maior divulgação no período analisado.
Externo à Instituição - ERNANI OTTI
Interno - 3155358 - VIVIANE DA COSTA FREITAG