PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: LEANDRO TRAJANO DA SILVA

DISCENTE: LEANDRO TRAJANO DA SILVA
DATA: 25/04/2018
LOCAL: CI Mangabeira
TÍTULO: E-AUDI: Plataforma on-line de integração entre programas e estudantes de educação em áudio e empresas do setor de produção de conteúdo sonoro
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação em áudio, Estágio, Gravação de áudio, Produção fonográfica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A educacao em audio e o ramo educacional formal voltado ao ensino de conteudos relacionados ao audio, o que inclui producao musical, producao fonografica, engenharia de audio, tecnologia musical etc. Revisao da literatura relacionada identificou que, embora a educacao em audio ja seja considerada como uma importante via de entrada para a vida profissional, relatos de empregadores colhidos desde a decada de 1990 indicam haver uma preocupacao com o deficit de habilidades sociais de trabalho apresentadas pelos formandos da area. Como solucao para o problema, notou-se ser a pratica do estagio profissional a principal ferramenta, haja vista a sua capacidade de proporcionar ao aluno o contato indispensavel como o “mundo real” da profissao. Apesar da constatacao anterior, levantamento feito por esta pesquisa identificou que apenas 21,42% dos programas (cursos) de educacao em audio brasileiros exigem o estagio em seus curriculos escolares. Sendo assim, foi o objetivo geral deste trabalho desenvolver o projeto de uma plataforma on-line (E-AUDI / Educacao em Audio na Industria) de integracao entre programas de educacao em audio, seus respectivos estudantes e empresas do setor de producao de conteudo sonoro. Pretende-se com isso, promover e facilitar a comunicacao entre as tres partes envolvidas, assim, estimulando a pratica de estagios e o consequente desenvolvimento de habilidades sociais de trabalho entre os estudantes-alvo da pesquisa. O projeto da plataforma foi desenvolvido gracas a colaboracao entre o pesquisador e mais quatro profissionais das areas de design, arte e midia e computacao. O resultado final aponta que a funcionalidade da plataforma depende ainda de alguns fatores, dentre eles, do levantamento das causas do baixo indice de estagio entre os programas de educacao em audio no Brasil, de um melhor entendimento a respeito do perfil da industria do audio local, e do desenvolvimento de um trabalho de conscientizacao sobre a importancia do estagio entre seus agentes.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA