PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: EDUARDO AUGUSTO MOREIRA MACHADO

DISCENTE: EDUARDO AUGUSTO MOREIRA MACHADO
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala de videoconferência do CCHLA
TÍTULO: "Vigiar e Lucrar: Regulação de Internet e Capitalismo de Vigilância no Brasil"
PALAVRAS-CHAVES: Vigilância, Internet, Regulação, Capitalismo
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: Esse trabalho se debruca sobre o fenomeno contemporaneo do capitalismo de vigilancia. A analise parte de multiplas interpretacoes do fenomeno da vigilancia e suas contemporaneas interseccoes economicas para lancar um olhar analitico sobre o fenomeno no pais a partir do comportamento regulatorio no campo da internet na ultima decada. A ampla digitalizacao e automatizacao contemporanea de processos e rituais, invade rotinas, corpos e mentes, assim como afeta os rumos, escolhas e imaginacoes que as populacoes tem e terao diante de si. No primeiro capitulo e feito um panorama contemporaneo dos estudos de vigilancia. No segundo capitulo e discutido o conceito capitalismo de vigilancia, a ascensao dos dados como ativos economicos, a opacidade das grandes plataformas de internet e os fenomenos de reificacao societaria por vias informatizadas. No capitulo 3, me detenho sobre os numeros e natureza do ambiente regulatorio da internet no Brasil a partir de dados de monitoramento de proposicoes legislativas das casas congressuais no campo da internet e das tecnologias da informacao. A analise aponta para uma tendencia de aprofundamento das estruturas de sustentacao do capitalismo de vigilancia no Brasil assim como um acirramento dos embates e da centralidade de suas respectivas contestacoes. Embora o debate tenha avancado tanto na academia quanto em setores da sociedade civil, o comportamento legislativo da sinais de retrocesso quando visto a partir da perspectiva da garantia de direitos fundamentais na rede, que sao confrontados por atores e instituicoes alinhados a narrativas punitivistas e mercadologicas.
Presidente - 2034937 - MARCELO BURGOS PIMENTEL DOS SANTOS
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA