PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IURY MENDONÇA FREIRE DE FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IURY MENDONÇA FREIRE DE FRANÇA
DATA: 15/08/2022
LOCAL: meet.google.com/nms-vhpy-jpo
TÍTULO: HARDWARE E DEFESA ATIVA: UMA EXPLORAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA MARINHA DO EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO CHINÊS ATRAVÉS DA INOVAÇÃO MILITAR NOS CASOS YJ-21 E TYPE 094
PALAVRAS-CHAVES: Defesa Ativa; Inovação Militar; China.
RESUMO: No contexto de uma invasão soviética, a Comissão Militar Central da China aprovou uma nova diretriz estratégica conhecida simplesmente como “Defesa Ativa”. A noção estratégica de Defesa Ativa figura no centro do pensamento estratégico militar chinês e é pilar para a expansão de operações da marinha. Este trabalho tem como foco analisar como a Defesa Ativa é elevada pelo fenômeno da inovação militar chinesa. O objetivo do trabalho percorre a análise do conceito de Defesa Ativa e de inovação militar. Apresentam-se três hipóteses: o submarino Type 094 em si se trata de uma inovação incremental; o YJ-21 no destroyer Type 055 se trata de uma inovação de arquitetura; as inovações estudadas no caso ampliam a capacidade de cobertura marítima preconizada pela Defesa Ativa. A abordagem qualitativa é a metodologia utilizada, e está centrada no estudo de dois casos: o do míssil YJ-21 no destroyer Type 055 e o do submarino Type 094. Ao término do trabalho, estão detalhadas as capacidades marítimas dos casos analisados, como estas impactam o desenvolvimento da Defesa Ativa e quais as implicações para a marinha chinesa.
Presidente - 1889797 - AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - RAPHAEL CAMARGO LIMA