PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MUSSA JAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MUSSA JAU
DATA: 30/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/jkb-rcgm-qua
TÍTULO: Diplomacia energética brasileira: análise dos acordos internacionais firmados pelo Brasil com os países africanos (1990-2018)
PALAVRAS-CHAVES: Diplomacia energética; Acordos internacionais; Brasil-África
RESUMO: O tema da segurança energética começou a assumir posições de destaque nas políticas internas e externas dos países depois dos problemas energéticos que o mundo enfrentou nos anos 70 e 80. Este evento fez com que a energia se constituísse ainda mais como um dos elementos essenciais para o desenvolvimento, tendo as políticas de suprimento energético eficientes como uma peça indispensável para aumentar o desenvolvimento econômico e dar uma boa vida à população. Destarte, os Estados sentem-se no dever de fornecer a energia para a população e suas empresas de modo a garantir um bom funcionamento da sociedade. A diplomacia energética emerge como meio para os Estados obterem o suprimento necessário para garantir energia em seus territórios. Em vista disso, a presente dissertação objetiva-se em analisar os acordos energéticos feitos pelo Brasil com os países africanos entre os anos 1990 e 2018. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, e análise do conteúdo dos documentos de acordos energéticos levantados na plataforma Concórdia (MRE/BRASIL), assim como as aplicações de técnicas descritivas dos dados do Enetrix, inovação tecnológica via web aplicada à análise da cooperação internacional em energia (Gesene/UFPB). O trabalho resultou em achados originais que são relevantes, referentes à cronologia e tipologia dos acordos, parcerias e prioridades construídas, desempenho dos diferentes governos, assim como objetivos e interesses em temas de segurança energética, tais como (1) a garantia da soberania sobre os recursos naturais, (2) o papel das matrizes renováveis e não renováveis e (3) a busca pelo desenvolvimento sustentável.
Presidente - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Interno - 1543895 - SAMIR PERRONE DE MIRANDA