PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: PATRICIA MEIRA DE ANDRADE FEITOSA

DISCENTE: PATRICIA MEIRA DE ANDRADE FEITOSA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: meet.google.com/wkc-nmed-trg
TÍTULO: APLICATIVO MÓVEL DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS PARA IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Medicamentos. Tecnologia. Aplicativo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O envelhecimento populacional acompanha desafios para garantir atenção integral à saúde e qualidade de vida dos idosos. As múltiplas patologias e cronicidade das comorbidades que acometem a faixa etária eleva o consumo de medicamentos nessa população e, somado às alterações fisiológicas naturais da senescência, tornam o indivíduo idoso mais vulnerável a eventos adversos, interações medicamentosas, toxicidade. A farmacoterapia constitui a maior parte das orientações terapêuticas para os idosos, e se torna um problema de saúde pública quando não é seguida adequadamente, dada sua associação com morbidade e mortalidade. Tendo em vista o aumento do uso de smartphones pelos idosos, os recursos tecnológicos configuram um artifício inovador para estimular a população idosa no cuidado com a própria saúde, incentivar hábitos de vida saudável, promover a autonomia e qualidade de vida desse grupo etário. Objetivos: desenvolver um aplicativo móvel para celular que ajude a regular, de maneira prática e interativa, o uso de medicamentos pelos idosos, com prévia investigação na literatura sobre a prescrição inapropriada de medicamentos para idosos. Método: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento experimental de um protótipo, que foi dividida em duas etapas. A primeira etapa constou de uma revisão da literatura que envolveu pesquisas em bases de dados Sistema de Análise e Recuperação de Literatura Médica Online (Medline / Pubmed), Ciências da Saúde da América Latina e Caribe (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), SCOPUS e Web of Science no período compreendido entre 2014 e 2019, abordando a temática de prescrições inapropriadas de medicamentos para idosos. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento do aplicativo, e utilizou, além dos conhecimentos obtidos na revisão, referencial bibliográfico coletado para identificar as evidências científicas atuais sobre o uso de medicamentos por idosos e a adesão destes ao tratamento farmacológico e estudar as possibilidades de atuação de um software na promoção ao uso correto de medicamentos por idosos. Resultados e Discussão: O aplicativo foi desenvolvido para ser compatível com smartphones que tenham sistema operacional Android ou iOS; a escolha do nome (Medicativo) considerou termos que retratassem o conteúdo do software e ao mesmo tempo fossem fáceis de pronunciar e de serem lembrados; a personalização buscou tornar o aplicativo mais interativo, humanizado e atrativo ao público alvo. Através da tela do menu principal é possível acesso rápido e descomplicado as funcionalidades centrais do aplicativo: cadastro dos medicamentos utilizados pelo idoso (Meus Medicamentos), consulta a farmacoterapia atual (Minha Receita), informações sobre os medicamentos em uso (Orientações), consulta aos dados dos prescritores (Meus Médicos) e registro de todos os medicamentos já cadastrados no aplicativo (Histórico). Considerações finais: Espera-se que esse aplicativo possa contribuir para promoção à saúde, ajudando o idoso a organizar e acompanhar as informações sobre os seus medicamentos, favorecendo assim, o uso racional a adesão terapêutica.
Interno - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS