PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: ANDREA MARCIA DA CUNHA LIMA

DISCENTE: ANDREA MARCIA DA CUNHA LIMA
DATA: 12/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/lookup/b6da4cudk6
TÍTULO: INFOGRÁFICO SOBRE CÂNCER BUCAL PARA IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia educacional. Promoção da saúde. Idoso. Câncer bucal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O crescente aumento da expectativa de vida resulta em maiores períodos de exposição das pessoas às doenças crônicas e à fatores cancerígenos. Dentre estas, destaca-se o câncer bucal, que representa um problema de saúde pública em consequência das elevadas taxas de morbimortalidade, bem como devido aos altos custos clínico-assistenciais. O diagnóstico tardio dessa patologia impacta na qualidade e nos índices de sobrevida dos pacientes, devido às complicações decorrentes do tratamento com resultados estéticos e funcionais mutiladores. Objetivos: 1- Identificar as tecnologias educacionais para a promoção de saúde do idoso. 2- Identificar as causas do atraso no diagnóstico do câncer bucal em idosos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. 3- Elaborar uma tecnologia educacional com informações sobre o câncer bucal para idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico, dividido em três etapas, na primeira etapa consistiu-se uma busca nas bases de dados, abordando a temática sobre tecnologias educacionais na promoção da saúde do idoso; na segunda etapa foi desenvolvida uma pesquisa de revisão sistemática para identificar as causas do atraso no diagnóstico do câncer bucal em idosos em países desenvolvidos e em desenvolvimento e na terceira etapa, elaborado um infográfico animado com informações sobre câncer bucal para idosos. Resultados e Discussão: Foram produzidos: 1- Um artigo de revisão integrativa “Tecnologias educacionais na promoção da saúde do idoso”, cujos achados mostraram uma diversidade de tipos de tecnologias educacionais, sendo fundamental o conhecimento do perfil do público alvo para que esta seja adequada e atinja sua finalidade. 2- Um artigo resultante da pesquisa de revisão sistemática sobre causas do atraso no diagnóstico do câncer bucal em idosos, cujos resultados apontaram o pouco conhecimento da população sobre o câncer bucal como causa principal do atraso no diagnóstico do câncer bucal em idosos. 3- A partir desses resultados, um infográfico animado, direcionado aos idosos, foi elaborado, evidenciando-se a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal. Considerações finais: A busca na literatura possibilitou ampliar o conhecimento e identificar as tecnologias educacionais para a promoção da saúde dos idosos. A pesquisa mostrou a necessidade de ampliação do conhecimento sobre câncer bucal na população idosa, constituindo-se o infográfico animado, com recursos audiovisuais, uma ferramenta educacional atrativa e dinâmica, vindo a contribuir na promoção da saúde por motivar a busca de conhecimentos e incentivo de mudanças comportamentais relacionadas aos cuidados de saúde bucal, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.
Presidente - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE
Externo ao Programa - 2214169 - CLAUDIA BATISTA MELO