PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: MORGANA MARIA RAMOS DE MEDEIROS

DISCENTE: MORGANA MARIA RAMOS DE MEDEIROS
DATA: 29/04/2021
LOCAL: meet.google.com/fdu-trst-rag
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DO IDOSO COM DIABETES
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Diabetes mellitus. Complicações do diabetes. Educação em saúde. Promoção da Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: o acelerado crescimento da população idosa no Brasil estabelece a necessidade de maior atenção às doenças mais prevalentes dessa população. Essa transição demográfica vem acompanhada do aumento significativo das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O diabetes mellitus, uma das quatro principais DCNT, pode causar morte precoce, complicações e incapacidade. O manejo da doença é ainda um desafio. O tratamento do diabetes tem como finalidade conseguir um bom controle glicêmico e precisa ser acompanhado de educação continuada para conscientizar e preparar o indivíduo para o autocuidado. A educação em saúde capacita o idoso para mudanças de hábitos de vida e para superar os problemas com diabetes, tendo em vista que os comportamentos de saúde estão relacionados aos conhecimentos adquiridos. Objetivos: realizar levantamento bibliográfico a respeito de educação em saúde e prevenção de complicações do diabetes na pessoa idosa; realizar estudo de campo com pacientes idosos diabéticos, usuários de um hospital escola para avaliar os conhecimentos em diabetes; construir um vídeo educativo para promoção do autocuidado e prevenção de complicações do diabetes na pessoa idosa. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico. Inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura e posteriormente uma pesquisa de campo. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde e aprovada sob o nº 2.190.153, CAAE-67103917.6.0000.5188. A pesquisa teve a participação de 40 idosos diabéticos, de ambos os sexos, usuários do Ambulatório de Endocrinologia e internados nos setores de Clínica Médica e Cirúrgica do Hospital Universitário Lauro Wanderley-UFPB. A amostra foi selecionada de forma aleatória, composta por idosos que concordassem em participar da pesquisa. Após a coleta de dados, os textos foram organizados e processados no software IRAMUTEQ para análise do conteúdo e elaboração da última fase da pesquisa, a construção do vídeo educativo. Resultados: os resultados da Revisão integrativa mostraram que educação em saúde apropriada capacita o idoso para o autogerenciamento da doença, promove o autocuidado e mudanças no estilo de vida através dos conhecimentos em nutrição, atividade física, uso adequado dos medicamentos e comportamento de redução de risco, considerados essenciais para o controle glicêmico e prevenção das complicações decorrentes da doença. Os idosos entrevistados apresentaram conhecimento moderado sobre diabetes, dificuldade em seguir as recomendações dos profissionais da saúde e pouco conhecimento sobre o rastreamento da retinopatia diabética e do pé diabético. Considerações finais: espera-se que o vídeo educativo alcance seu objetivo principal que é fornecer informações aos idosos e familiares sobre diabetes, contribuir para promoção da saúde e para a prevenção das complicações do diabetes no idoso, que possa ser utilizado de forma abrangente em instituições de saúde e comunidades e contribua para estimular novas pesquisas relacionadas ao diabetes e a gerontologia.
Externo ao Programa - 1030015 - LENILMA BENTO DE ARAUJO MENESES
Presidente - 380.356.264-34 - RONALDO BEZERRA DE QUEIROZ - UFPB