PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: VALESKA HENRIQUE DIAS TENORIO

DISCENTE: VALESKA HENRIQUE DIAS TENORIO
DATA: 28/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rfd-jdpt-zss
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ALIMENTAR DE IDOSOS COMUNITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Nutrição do Idoso. Comportamento alimentar. Dieta saudável. Representações sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento vem ocorrendo de forma acelerada e desigual, o que torna premente o desenvolvimento de ações articuladas de assistência e estímulo à inserção social de pessoas idosas para a promoção do envelhecimento ativo. A alimentação adequada é forte aliada para a diminuição da vulnerabilidade de idosos e item indispensável para a manutenção do quadro de saúde. As recomendações nutricionais carecem de um olhar, por parte dos profissionais, no que tange às escolhas alimentares que fazem parte do cotidiano de gerontes, visando à prevenção de doenças. Assim, os cuidados com a alimentação, na perspectiva da nutrição, têm se tornado cada vez mais rotineiro e necessário. A importância da educação em saúde é vasta e pode auxiliar o idoso para mudanças de hábitos de vida, tendo em vista que os comportamentos alimentares impactam demasiadamente no quadro de saúde/doença. OBJETIVO: Analisar a produção científica que trate do sentido da alimentação saudável para a pessoa idosa; compreender as representações sociais da alimentação para idosos comunitários; construir, com base nos achados, um instrumento de educação em saúde com orientações direcionadas à adoção de uma dieta saudável a partir de alimentos acessíveis para o geronte. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico estruturado em três etapas: realização de revisão integrativa da literatura; investigação empírica com idosos de uma comunidade acompanhados por equipe da Unidade de Saúde da Família e, por fim, construção de um instrumento em formato de Literatura de Cordel acerca das possibilidades de adoção de práticas alimentares mais saudáveis por pessoas idosas. A revisão integrativa foi composta por 22 artigos selecionados criteriosamente. A amostra do estudo empírico foi composta por 150 idosos comunitários de ambos os sexos. Após a coleta, os dados foram processados nos softwares SPSS e IRAMUTEQ, além de organização do Discurso do Sujeito Coletivo para análise do conteúdo e elaboração da última fase da pesquisa, o Cordel educativo. RESULTADOS: Nos resultados da Revisão integrativa foram observadas referências ao contexto social no qual o idoso está inserido e sua relação com a alimentação; os padrões de alimentação estabelecidos como prática cotidiana e das barreiras alimentares enfrentadas por idosos, tendo os profissionais dos serviços de saúde papel fundamental para a superação de tais obstáculos. Os idosos entrevistados representaram a alimentação como sendo pautada em três núcleos de sentido: Hábitos alimentares de pessoas idosas; A alimentação como base para a reunião familiar; e Alimentação saudável como um cuidado necessário para a saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional para pessoas idosas auxilie no aporte adequado de nutrientes, estímulo ao convívio social e, assim, melhore a qualidade de vida destas. Ressalta-se a importância do nutricionista na atenção básica para permitir adaptações favoráveis às necessidades fisiológicas do idoso, entendendo o contexto social e sua história de vida. A partir destes achados, o instrumento construído trata sobre orientações para a adoção de uma dieta saudável, levando em consideração o prazer em comer e os alimentos acessíveis ao idoso.
Interno - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE
Presidente - 1612532 - SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA