PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: MARIA SOCORRO DE ALBUQUERQUE CALDEIRA

DISCENTE: MARIA SOCORRO DE ALBUQUERQUE CALDEIRA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: meet.google.com/gwm-vhfs-gbi
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE INFORMAÇÃO E APOIO ÀS MULHERES NO ENFRENTAMENTO DO CLIMATÉRIO E DA PÓS MENOPAUSA
PALAVRAS-CHAVES: Climatério. Menopausa. Qualidade de vida. Saúde da Mulher.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivos: Identificar a relação entre a expressão climatérica e fatores psicossociais. Apresentar meios que possam melhorar o enfrentamento dessa fase da vida da mulher. Método: Foi realizada uma revisão integrativa, que proporcionou compreender como os fatores da menopausa e climatério poderiam influenciar a qualidade de vida da mulher. A partir disso, foi feito um estudo observacional, retrospectivo de abordagem quantitativa com idosas, onde foram investigados os sintomas mais prevalentes durante o climatério/menopausa e analisado através da estatística inferencial a associação desses sintomas com percepções dos sintomas e da qualidade de vida. Com base nos resultados encontrados, foi elaborada a produção de um website como espaço de informações e troca de experiências. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos primários que apontaram para os sintomas somatovegetativos e urogenitais e para os transtornos de ansiedade/depressão como mais frequentemente relatados no climatério. No estudo de campo, o perfil da amostra foi caracterizado por mulheres de 55 a 64 anos (50,5%), brancas (64,9%), católica (63,1%), casadas (59,5%), com filhos (84,7%), com nível de escolaridade superior (87,4%), aposentadas (57,7%), menopausadas há mais de cinco anos (73,0%). A Hipertensão foi a doença crônica mais prevalente, (33,3%) e embora as idosas apresentem doenças crônicas, 64% não fazem uso de medicamento. O medicamento mais utilizado, entre as que usam medicação, é o hormônio 22,7%. Das 111 participantes, 27,0% desenvolveram ansiedade. Além disso, 85,6% receberam informações antes do Climatério/Menopausa. Em 50,5% delas a percepção sobre o climatério/menopausa é negativa. Os sintomas mais presentes na perimenopausa foram: irritabilidade (83, 8%), perda de interesse sexual (83,8%), cansaço físico ou falta de energia (83,8%), tensão ou nervosismo (82,9%), ondas de calor (82,9%), dores nos músculos e juntas (82,0%) dificuldade para dormir (73,0%), dificuldade em concentrar-se (72,1%), excitabilidade (71,2%), perda de interesse em muitas coisas (70,3%). Na pós menopausa foram mais frequentes os sintomas de falta de ar e calores 73,9%, problemas de sono 79,3%, problemas musculares e nas articulações 79,3%, esgotamento físico-mental e queda de desempenho 78,4%, irritabilidade 76,6%, problemas sexuais 82,9% e ressecamento vaginal 73%. A respeito da qualidade de vida, percebeu-se que os domínios mais afetados durante o período de climatério/menopausa foi o ambiental (73,28%) e as relações sociais (66,52%). Por fim, foi construído um website cujo formato contempla espaços de informação, apoio e interação social sobre climatério, menopausa, envelhecimento e qualidade de vida. Conclusão: Os sintomas climatéricos e da menopausa impactam na qualidade de vida da mulher. A falta de preparo para o enfretamento dessa fase da vida pode intensificar os efeitos negativos que interferem no contexto psicossocial feminino, os quais se expressam no desenvolvimento de patologias mentais, na disfunção no sistema familiar e social, e na satisfação sexual. Pensando nisso, a construção de um website apresenta-se como um instrumento de promoção das informações e de interação social em torno desse tema, com foco no apoio facilitador para o melhor enfrentamento do climatério e do processo de envelhecimento feminino.
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO
Externo à Instituição - ELIANE DE SOUSA LEITE