PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS SILVA PAIVA

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS SILVA PAIVA
DATA: 08/09/2022
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Sexualidade; Educação para a Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) têm aumentado significativamente entre os idosos nos últimos anos, sendo importante avaliar o conhecimento sobre IST’s para promover a educação em saúde sexual direcionada para esta população. Objetivos: Identificar, na literatura científica, os fatores de risco de IST’s na população idosa, a sua prevalência nesta faixa etária residente o município de João Pessoa/PB e conhecer a percepção destes cidadãos em relação às IST’s, de modo a disseminar preventivamente o conhecimento sobre estas patologias entre este grupo etário por meio de um Manual de Boas Práticas ou cartilha educativa. Metodologia: Trata-se de um estudo de análise qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo. Tendo inicialmente sido realizada uma revisão sistemática e posteriormente um trabalho de campo com entrevistas semi-estruturadas aprofundadas, à população com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diagnóstico de IST, usuários do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em DST/AIDS do município de João Pessoa/PB. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde e aprovada sob o no 5.117.462, CAAE-51597121.1.0000.5188. A pesquisa teve a participação de idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diagnóstico de IST, usuários do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em DST/AIDS do município de João Pessoa/PB. A amostra foi composta por idosos que concordaram em participar da pesquisa e que assinaram o Termo de Consentimento de Livre Esclarecimento (TCLE). Após a coleta de dados, as respostas do questionário foram organizadas e processadas no software IRAMUTEQ para análise do conteúdo e elaboração da última fase da pesquisa, a elaboração da cartilha educativa. Resultados: Analisando os resultados da revisão sistemática, os principais fatores de risco associados às IST’s se referem ao sexo desprotegido, múltiplas parcerias sexuais, parcerias mais jovens, déficit de conhecimento sobre as IST’s, falha na detecção precoce por estigma da sexualidade da pessoa idosa, falha da equipe de saúde em documentar fatores de risco associados às IST’s, início precoce da atividade sexual e alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento, como a menopausa. No total, 20 idosos participaram da pesquisa de campo, sendo 55% do sexo masculino e 45% do sexo feminino, com idade média da amostra de 67,75 anos. A maioria dos entrevistados desconhecia o que era uma IST (55%), e os demais, embora tenham conhecimento que é possível prevenir uma IST através do uso de camisinha (85%), relataram que não fazem uso do preservativo (65%), indicando que o conhecimento geral sobre IST’s entre os idosos é limitado. Conclusão: A cartilha educativa direcionada para a população idosa pode representar um instrumento, no âmbito da medicina preventiva, orientador prático e útil para proporcionar educação abordando práticas sexuais mais seguras e contribuir para a melhoria da compreensão dos fatores de risco relacionados às IST’s, estimulando a mudança para o comportamento preventivo.
Externo à Instituição - ALMUDENA GARCIA MANSO
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP