PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINNE CRISTINE CARVALHO GAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINNE CRISTINE CARVALHO GAMA
DATA: 10/03/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: INTERLOCUÇÃO DA ENFERMAGEM NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE APOIO ÀS IDOSAS COM AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES TARDIAS DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA EM BARRA DO GARÇAS – MT
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa Idosa; Enfermeiros; Câncer de Mama, Complicações Pós-Operatórias; Tratamento.
RESUMO: Objetivo: Construir uma proposta de implantação de um Centro Multidisciplinar de apoio às idosas que vivem com sequelas tardias do tratamento de câncer de mama em Barra do Garças – MT. Método: No sentido de atender ao objetivo geral, o estudo será realizado em três etapas com metodologias diversas: Etapa 1: Revisão integrativa da literatura sobre as complicações tardias mais comuns após o tratamento de câncer de mama. Etapa 2: Pesquisa exploratória, observacional, transversal de abordagem qualitativa com idosas que realizaram tratamento para o cãncer de mama nos ultimos 10 anos na cidade de Barra do Garças-MT. Etapa 3: Elaboração de um projeto de um centro multidisciplinar de apoio que acolha e promova uma interlocução profissional que viabilize a assistência às idosas com as principais complicações tardias do tratamento do câncer de mama evidenciadas na Etapa 1 deste estudo. Utilizaremos as seguintes fontes de informações Scielo, Lilacs, Publmed/Medline, Embase e como literatura cinzenta utilizaremos o Google Scholar. A população à ser estudada serão as idosas da cidade de Barra do Garças – MT com complicações pós-tratamento de câncer de mama. Como produto desta pesquisa faremos uma proposta de implantação de um centro multidisciplinar de apoio às idosas com complicações tardias do tratamento de câncer de Barra do Garças – MT.
Externo à Instituição - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO