PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: JAIRO JOSÉ OLIVEIRA DE SOUZA

DISCENTE: JAIRO JOSÉ OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: A Gestão da Informação Como Ferramenta de Bem-Estar no Tratamento de Pacientes Oncológicos do SUS em João Pessoa sob a perspectiva da Pesquisa Transformativa do Serviço
PALAVRAS-CHAVES: GGestão da Informação, Saúde Pública, Oncologia, Bem-estar, TSR.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Nas últimas décadas, a assistência em saúde evoluiu, tornando os tratamentos ainda mais complexos, e exigindo um esforço ainda maior para se atingir padrões como eficiência e qualidade. Os sistemas de saúde geram um grande número de informações a todo momento, o que torna a Gestão da Informação (GI) uma ferramenta indispensável na comunicação entre profissionais, pacientes e familiares. Nesse contexto, os tratamentos oncológicos exigem um controle de informações ainda maior, quando consideramos a complexidade, as altas taxas de mortalidade e a longevidade dos tratamentos. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer para o ano de 2020 foi de 626.030 novos casos de neoplasia maligna no Brasil, especificamente em João Pessoa, o número é de 3.090 novos caso. A necessidade de gestão das informações para o sucesso e bem-estar no tratamento de pacientes oncológicos demonstra a relevância do estudo, sobretudo quando consideramos que esses tratamentos são contínuos e pressupõe o atendimento específico de cada caso oncológico particular. O estudo tem como base a perspectiva da Pesquisa Transformativa do Serviço (TSR), que se apresenta como alternativa para o entendimento da promoção do bem-estar das pessoas consumidoras do serviço de saúde público. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos usuários e profissionais de saúde pública sobre a gestão da informação no tratamento de pacientes com câncer em hospitais públicos de João Pessoa, compreendendo seu papel para o bem-estar desses pacientes. Para tanto, a pesquisa se classifica como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. No procedimento de coleta dos dados, serão realizadas entrevistas com base em um roteiro semiestruturado com os profissionais de saúde que atuam nos atendimentos oncológicos de hospitais do SUS; de modo complementar, será registrado um diário de campo e serão realizadas conversas informais com pacientes em tratamento hospitalar (quimioterapia ou radioterapia) para proporcionar melhor entendimento acerca da gestão da informação e suas consequências para o bem-estar dos pacientes. A análise dos dados será com base na análise de conteúdo, a qual esperamos que subsidie, além da análise da gestão da informação nos tratamentos oncológicos em hospitais públicos pessoenses, possíveis percepções acerca de melhorias que possam ser aplicadas para aumentar o bem-estar dos pacientes.
Presidente - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA