PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ALEX DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALEX DE SOUZA
DATA: 03/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Mini-Auditório I - Bloco de Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: Doação de medula óssea: identificação dos fatores que influenciam a intenção de doar à luz da teoria do comportamento planejado
PALAVRAS-CHAVES: Doação de medula óssea. Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Marketing Social.
PÁGINAS: 55
RESUMO: A doação de medula óssea é o processo de doar células de medula óssea capaz de tratar diversas patologias potencialmente fatais, e muitas vezes tida como a única opção de tratamento para determinadas enfermidades. Mas, para que a doação ocorra é necessário que haja compatibilidade entre paciente e doador. Desse modo, campanhas de marketing social são necessárias com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de doar medula óssea e ajudar a encontrar doadores compatíveis para pacientes que precisam de transplantes. Nesse sentido, a Teoria do Comportamento Planejado é uma teoria da psicologia social que se concentra em entender como as pessoas tomam decisões e se engajam em comportamentos específicos. A TCP pressupõe que as decisões das pessoas são racionais e que as informações disponíveis são sistematicamente utilizadas para se tomar determinada ação, levando em consideração as consequências de suas ações antes de decidir ter determinado comportamento. Dessa forma, a intenção comportamental de uma pessoa é determinada por três fatores principais: Atitude (fatores pessoais), Normas subjetivas (percepções pessoais sobre as pressões sociais) e o Controle percebido (crença individual, relacionada ao quão é fácil ou não ter um comportamento). Além disso, as discussões sobre a intenção de doar medula óssea estão alinhadas à concepção do marketing social, ao abordar os aspectos que permeiam as decisões comportamentais, uma vez que a principal finalidade do marketing social é a mudança do comportamento pessoal e coletivo, desse modo a TCP pode auxiliá-lo no entendimento de como isso pode ser alcançado. Além de que, a TCP pode ser aplicada em campanhas de doação de medula óssea, identificando os fatores que levam as pessoas a planejar e agir na doação de medula óssea, e usando essa informação para criar campanhas mais eficazes para aumentar a doação. À vista disso, essa pesquisa converge com as discussões presentes na literatura e propicia uma análise mais apurada do tema no contexto brasileiro, possibilitando o desenvolvimento de estudos que agreguem conhecimento para o âmbito das políticas públicas de saúde, trazendo contribuições diretas para a sociedade. O objetivo central deste trabalho é identificar quais fatores influenciam a intenção de doar medula óssea a partir da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza quantitativa, a coleta dos dados ocorrerá por meio de questionário estruturado, bem como a análise dos dados acontecerá mediante modelagem de equações estruturais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANNA CAROLINA RODRIGUES ORSINI
Presidente - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA