PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA MORENA DE MEDEIROS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA MORENA DE MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Link : https://meet.google.com/bgq-mwcx-epw ou disque: (US) +1 513-818-1563? PIN: 380 314 842?#
TÍTULO: ANÁLISE DAS AÇÕES DE CUIDADO À SAÚDE AUDITIVA NA INFÂNCIA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Triagem neonatal. Recém-nascido. Audição. Perda auditiva.
RESUMO: A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), enquanto parte fundamental e inicial do conjunto de ações realizadas para a atenção integral à saúde auditiva na infância, tem o objetivo de identificar de maneira precoce a deficiência auditiva em neonatos e lactentes, devendo ser realizada de maneira universal. No Brasil, a TAN tornou-se obrigatória a partir da Lei federal 12.303/2010. Os serviços que a realizam nos diferentes pontos de atenção da rede devem ser constantemente avaliados de acordo com indicadores de qualidade estabelecidos pelas “Diretrizes de atenção da triagem auditiva neonatal”. As ações que fazem parte da rede de cuidados integrais à saúde auditiva são distribuídas nos diferentes níveis de atenção à saúde e realizadas por equipe multidisciplinar. No âmbito nacional, os hospitais universitários federais (HUF) são importantes centros de referência em média e alta complexidade, desenvolvendo também ações de atenção à saúde auditiva na infância, que vão desde a TAN às ações que visam (re)habilitação da audição, em diversas unidades da federação. Diante disso, julgou-se importante traçar um perfil dos hospitais universitários brasileiros com relação a essas ações, realizando uma análise por meio dos indicadores de qualidade, visando coletar informações importantes sobre a efetividade dos programas de atenção à saúde auditiva desenvolvidas, buscando evidenciar lacunas e oportunidades de melhorias nos serviços. Objetivo: Caracterizar as ações de atenção integral à saúde auditiva na infância em hospitais universitários brasileiros. Metodologia: Estudo observacional analítico, de abrangência nacional, com coleta de dados por meio de questionário via plataforma Google Forms, direcionado aos fonoaudiólogos de uma rede de hospitais universitários brasileiros. Primeiramente, será realizado um levantamento por meio de contato com os gestores das equipes dos referidos hospitais, com o objetivo de conhecer quais unidades dispõem de fonoaudiólogos atuando em suas dependências, bem como para captar os contatos dos profissionais. Feito isso, o questionário será encaminhado por e-mail àqueles que desejarem participar da pesquisa, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Visando caracterizar as ações de atenção integral à saúde auditiva na infância, a aplicação dos questionários pretende realizar um levantamento sobre aspectos referentes à estrutura e aos processos dos serviços prestados. Os dados coletados serão tabulados em planilhas do Excel e será realizada uma análise estatística descritiva para cada variável estudada. Resultados esperados: Conhecer a realidade dos hospitais universitários sobre atenção à saúde auditiva.
Presidente - 1855621 - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI
Interno - 368.110.268-63 - ELIENE SILVA ARAÚJO - UFRN