PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EWELIN MARIA LEMOS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWELIN MARIA LEMOS FERNANDES
DATA: 27/03/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Meet - Link da videoconferência: https://meet.google.com/uks-xncw-zxe
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO VOCAL DO CANTOR GOSPEL
PALAVRAS-CHAVES: Voz. Canto. Religião. Qualidade da Voz. Avaliação.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: No estilo de música gospel, há dois segmentos principais: o pentecostal, caracterizado por uma maior velocidade de fala para acompanhar o ritmo acelerado; e o de adoração, que transmite maior suavidade na emissão e andamento mais lentificado. De modo geral, para exercerem suas atividades, os cantores de igrejas evangélicas não são submetidos a avaliações fonoaudiológicas vocais para seleção nos grupos de louvor, e por não terem preparação específica, muitos apresentam queixas referentes à saúde vocal. Objetivo: identificar as práticas fonoaudiológicas em avaliação vocal de cantores evangélicos por meio de uma revisão integrativa, bem como descrever a performance vocal da cantora gospel Aline Barros em diferentes épocas de sua carreira, do ponto de vista da expressividade vocal. Método: O presente estudo será dividido em duas etapas distintas por meio da elaboração de dois artigos, onde a temática que envolve ambos são cantores evangélicos. No artigo 1, a pesquisa foi realizada a partir das combinações de descritores em inglês e português que envolvessem a temática de cantores evangélicos e as práticas fonoaudiológicas em avaliação vocal, nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, Scopus, Web of Science e Google Scholar. No artigo 2, o instrumento utilizado é o Roteiro de Observação Fonoaudiológico da Expressividade (ROFOE). A amostra é composta por dois vídeos, acessados na plataforma do Youtube, em dois momentos diferentes da carreira da cantora. A análise da amostra e seus resultados foram realizados a partir de um consenso formado por três juízes fonoaudiólogos com experiência em avaliação vocal de cantores. Resultados: no artigo 1 a pesquisa inicial resultou em 253 artigos. Foram incluídos 10 estudos obedecendo os critérios de inclusão e exclusão. Quanto ao artigo 2, ao analisar as performances dos anos 2010 e 2015, a cantora Aline Barros demonstrou naturalidade/espontaneidade, canto cativante e domínio vocal nos dois momentos. Também manteve excelente articulação oral, ressonância equilibrada e sua qualidade vocal atendeu a situação laboral do canto. Houve variação de pitch vocal no segundo momento, sendo este percebido mais grave do que no primeiro momento. Os gestos corporais e expressões faciais estiveram presentes e foram consoantes ao canto, embora foi observada pouca movimentação no palco nas duas performances. Manteve contato visual com público em ambas apresentações. A articulação oral, gestos e expressões faciais foram consideradas pontos fortes nos momentos 1 e 2. Foram apontados como desafios a movimentação corporal no palco nos momentos 1 e 2. A qualidade vocal e ressonância vocal foram marcadas como desafio apenas no segundo momento. Conclusão: no artigo 1, a prática fonoaudiológica em avaliação vocal mais utilizada se deu por meio de questionários de autoavaliação, destacando-se o Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM). No que se refere ao artigo 2, na avaliação perceptivo-auditiva e visual da expressividade da cantora Aline Barros, houve diferenças na expressividade da profissional entre as apresentações de 2010 e 2015, no qual observou-se predomínio de variações e pontos negativos no segundo momento quanto ao impacto inicial, aspectos vocais e não-verbais do canto, demonstrando menos segurança e canto menos agradável ou confortável, menor qualidade vocal com pitch vocal mais grave e ressonância laringofaríngea e movimentação corporal monótona no palco, indicando necessidade de aperfeiçoamento da expressividade vocal e corporal da cantora neste período.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE ASSIS MOURA GHIRARDI
Presidente - 1890525 - MARIA FABIANA BONFIM DE LIMA SILVA
Interno - 1079879 - PRISCILA OLIVEIRA COSTA SILVA