PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de DEFESA: MARIA NUBIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA NUBIA DE OLIVEIRA
DATA: 23/06/2022
LOCAL: CCM -Videochamada - https://meet.google.com/onf-rvok-fcq
TÍTULO: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DE ORIENTAÇÕES SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA A COVID-19 NA ÁREA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE- PB
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Prevenção; Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Modelo de Crenças em Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: A doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19) acarretou uma grave crise global de saúde pública que obrigou a população a adotar medidas não farmacológicas (MNF) preventivas para a doença. Supõe-se que as percepções sobre a COVID-10 se associam à adoção de MNF. O objetivo geral desta dissertação foi analisar como a população do território de abrangência de uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade de Campina Grande-PB percebeu e aplicou as informações sobre MNF de prevenção da COVID-19, assim como avaliar a relação entre essa percepção e variáveis sociodemográficas e diagnóstico de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa de campo, descritivo-transversal e de abordagem mista quanti-qualitativa em fases sequenciais. A primeira fase envolveu uma amostra de 70 usuários da população adstrita à UBS para a fase quantitativa e, entre estes, 14 foram escolhidos para a fase qualitativa. A coleta de dados foi feita por questionário estruturado (dados sociodemográficos; informações sobre MNF; gravidade da COVID-19; suscetibilidade à COVID-19; confiança nas MNF) e por entrevistas não estruturadas abordando enfrentamento, informações e impacto da COVID-19. A amostra da primeira fase foi predominantemente feminina (65,2%), não branca (69,6%) e de instrução superior/pós-graduação (62,3%), perfil que também foi observado na amostra de 14 participantes da fase qualitativa. Observou-se que a adesão às MNF foi alta, aplicando-se MNF em associação, sobretudo lavagem das mãos, uso de álcool e máscara facial (51/74,2% para cada) e isolamento (36/52,4%). A maior parte se informou sobre MNF por TV e jornais, e menor parte por amigos, parentes, governantes e profissionais da UBS; 49,2% se perceberam suscetíveis e 65,2% se sentiram confiantes nas MNF. Na análise qualitativa das falas dos 14 participantes da segunda fase, houve mais discursos referentes a máscaras, vacinação e coletividade, nas categorias emergentes de prevenção, percepção, informação, governança e impacto. Os respondentes relataram críticas ao conteúdo e ênfase insuficiente das informações e à adesão parcial pela sua comunidade. O “kit-COVID” surgiu em tom crítico sob a alegação de não cientificidade. Foram relatadas sobretudo ações de saúde de âmbito hospitalar. O impacto da COVID-19 ocorreu pelo enfrentamento, com efeito negativo na família pelo distanciamento, e pela mudança de atitude pessoal no aprendizado da crise. O objetivo do segundo artigo foi determinar a percepção e a aplicação das principais orientações sobre MNF de prevenção da COVID-19, e sua relação com variáveis sociodemográficas e diagnóstico de COVID-19. Os dados mostraram que 47,8% eram funcionários públicos, representando 58,9% dos que possuíam trabalho remunerado na amostra. Observou-se que 51 participantes (75%) conservaram seus trabalhos remunerados durante a pandemia, 44 (86,2%) na modalidade presencial. A adesão às MNF foi alta, mas sem associação da percepção de suscetibilidade ao contágio e de gravidade da doença com variáveis sociodemográficas e diagnóstico de COVID-19. Concluiu-se que as orientações sobre as MNF alcançaram os participantes e para isto, deve ter contribuído o grau de escolaridade favorável da amostra. Foi possível compreender como informações sobre MNF foram recebidas (TV, jornais), percebidas (valorizadas e compreendidas, mas consideradas insuficientes) e aplicadas (maioria da amostra). Conclui-se que a maioria dos participantes percebeu a pandemia de COVID-19 como uma doença grave, demonstrando confiança nas medidas preventivas preconizadas e adotando-as, entendendo mudanças decorrentes do isolamento social para si e sua família como negativas, assim como o impacto da crise no seu crescimento pessoal. As características sociodemográficas da amostra estão provavelmente associadas às suas respostas sobre as informações adquiridas e à adoção das MNF.
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO