PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VANDERSON LIZT MENESES FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERSON LIZT MENESES FONSECA
DATA: 30/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: TRABALHANDO COM MODELOS DIDÁTICOS: Correlacionando processo de duplicação do DNA com a divisão celular e os aspectos citogenéticos da meiose com as leis de Mendel
PALAVRAS-CHAVES: Modelos, duplicação do DNA, divisão celular, leis de Mendel.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores de biologia no ensino medio e fazer com que assuntos que exigem dos estudantes imaginacao e abstracao para compreensao de certos processos biologicos, muitas vezes por envolverem estruturas microscopicas e moleculares, sejam compreendidos de uma forma satisfatoria. Modelos didaticos sao ferramentas onde o professor pode utilizar de materiais concretos que representem estruturas microscopicas e moleculas do meio intracelular, com o objetivo de facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Embora existam alguns estudos propondo a confeccao de modelos para o estudo da reproducao celular, especificamente os aspetos citogeneticos sao pouco abordados nestes modelos Na perspectiva de somar contribuicoes a esta abordagem metodologica, este trabalho se propos a experimentar a confeccao e utilizacao de modelos que associem o processo de duplicacao do DNA com a divisao celular, assim como a identificacao das leis de Mendel nos eventos citologicos da meiose e sua correlacao com a variabilidade genetica na formacao de gametas. Este projeto foi desenvolvido com estudantes do 1º ano e 3º ano do ensino medio de uma escola publica do municipio de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte. Este estudo foi realizado nas seguintes etapas: investigacao de um possivel conhecimento previo de aspectos citogeneticos associados aos processos de divisao celular; exposicao teorica dos temas; realizacao de oficinas para construcao de modelos que foquem a associacao do processo de replicacao do DNA com a divisao celular; confeccao de modelos que correlacionem a divisao por meiose com as leis de Mendel e uma avaliacao final da aceitacao dos estudantes em relacao a metodologia proposta e compreensao dos temas abordados. Os resultados obtidos demonstraram que a utilizacao de modelos e uma excelente ferramenta didatica para melhorar a interacao e participacao dos estudantes nas aulas, motivando-os a ter uma compreensao em relacao aos conteudos propostos nas oficinas. Na analise do nivel de satisfacao dos estudantes, em relacao a ambas as oficinas realizadas, foi observado que todos (100%), tanto os estudantes do 1º como 3º, afirmaram que a realizacao de oficinas com modelos tornou as aulas mais interessantes, melhorando o interesse no assunto. Diante destes resultados, foram elaborados roteiros de ambas as oficinas didaticas para serem disponibilizados como ferramentas metodologicas para professores do ensino medio de biologia.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3063216 - ANTONIO VICTOR CAMPOS COELHO
Presidente - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA
Interno - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA