PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CLISTENES KLAYTON LEITE DE SOUSA

DISCENTE: CLISTENES KLAYTON LEITE DE SOUSA
DATA: 26/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: USO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DO CONTEÚDO EXPRESSÃO GÊNICA
PALAVRAS-CHAVES: genética, expressão gênica, jogo didático, ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Expressao Genica engloba uma serie de passos que vao desde a sintese de uma molecula de RNA, a partir de uma sequencia de bases na molecula de DNA (gene), ate a sintese de uma proteina, a partir dessa molecula de RNA (RNA mensageiro). Apesar de ser o dogma central da biologia, grande parte dos alunos de ensino medio nao compreende esse processo. Diante dessa realidade muitos professores tem feito a opcao por ferramentas pedagogicas alternativas, como os jogos didaticos, que podem facilitar o entendimento auxiliando o processo de aprendizagem. A literatura indica que o uso de atividades ludicas favorece a aquisicao e internalizacao de conhecimentos, alem de promover alegria e prazer nos discentes, sendo, portanto, uma importante estrategia para o ensino e aprendizagem de conceitos abstratos e complexos. Com o objetivo de compreender a contribuicao do uso de um jogo didatico na apreensao de conceitos relevantes ao conteudo expressao genica, seus efeitos no desenvolvimento de habilidades e competencias, e seu aperfeicoamento, foi apresentado um jogo didatico e aplicado em uma turma de 39 alunos do terceiro ano do ensino medio, de uma escola publica localizada na 7ª Gerencia Regional de Educacao -Itaporanga - Paraiba. Inicialmente, os alunos responderam a um pre-teste para sondagem dos conhecimentos previos. Em seguida, foi apresentado o jogo, com suas regras e os seus conceitos presentes, atraves de uma aula expositiva. A aplicacao envolveu uma disputa entre 19 equipes. Ao final do jogo, foi aplicado um pos-teste e um questionario para avaliar o grau de satisfacao dos alunos. Na aula seguinte, foi feita a sistematizacao do conteudo, abordando, principalmente, os erros cometidos durante o jogo e as indagacoes feitas durante a aplicacao. Analisando os resultados do pre-teste e pos-teste, notou-se a melhora no total de acertos da maioria das questoes do pos-teste e, somado as respostas do questionario, constatou-se que o impacto do uso do jogo da expressao genica foi positivo para o processo ensino-aprendizagem. Ao final, foi produzido um manual com orientacoes para a construcao do jogo e sua aplicacao, alem da indicacao sobre os principais conceitos trabalhados.
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA