PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOSEFA CRISTINA PEDRO GONÇALVES

DISCENTE: JOSEFA CRISTINA PEDRO GONÇALVES
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Web conferência Via Google Meet
TÍTULO: RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE BOTÂNICA: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS QUE VISAM MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Botânica. Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: O presente projeto de pesquisa desenvolveu ações de intervenção pedagógica nas aulas de biologia, nos conteúdos de botânica, com o objetivo de utilizar recursos didáticos que proporcionassem uma efetividade da aprendizagem no processo de ensino da botânica. A inclusão desses recursos didáticos nas aulas de botânica serviram para atender de forma ampla os alunos do ensino médio, uma vez que a qualidade do ensino de botânica é considerada ineficiente, sem atrativos e o uso de metodologias e estratégias variadas puderam contribuir satisfatoriamente para melhorar o desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Assim, a utilização de estratégias de ensino por meio de aulas práticas, com abordagem contextualizada foram formas de contribuir na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem efetiva. O trabalho foi realizado em uma escola pública, na cidade de Campina Grande, Paraíba, tendo como público alvo, os discentes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio. A coleta de dados foi organizada por meio de questionários que foram aplicados na etapa inicial e final da pesquisa, além de observações. O processo da pesquisa aconteceu com a aplicação de atividades de uma sequência didática, que permitiu ao aluno desenvolver sua autonomia no processo da aprendizagem, com práticas que envolveram a participação dos estudantes na sala de aula. Foi construída uma carpoteca onde o aluno atuou como protagonista na produção desse recurso didático, realizou a coleta do material botânico e fez a descrição do material coletado. A carpoteca constituiu um recurso didático proposto pelo referido trabalho, assim como a produção de um guia didático. Os resultados demonstraram que os alunos consideraram as atividades práticas relevantes para a sua aprendizagem, que utilizar metodologias que aproximem os alunos das plantas contribuiu para essa aprendizagem. A execução da pesquisa permitiu também uma reflexão sobre a necessidade de utilizar metodologias que promovam nos discentes interesse no seu processo de aprendizagem.
Presidente - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Interno - 3094495 - SARAH MARIA ATHIE DE SOUZA