PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOSILENE DE MOURA SENA

DISCENTE: JOSILENE DE MOURA SENA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: GLOSSÁRIO BIOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO À LINGUAGEM CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: Glossário. Linguagem Científica. Alfabetização Científica. Etimologia. Terminologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: Diante da necessidade de renovação das abordagens de ensino e no intuito de atender as necessidades dos alunos e aos documentos norteadores da educação básica, esta pesquisa tem o objetivo de elaborar um glossário Biológico ilustrado que facilite a aprendizagem dos alunos do ensino médio a partir de um contato mais próximo com a linguagem científica, contribuindo para a alfabetização científica do aluno e motivando a busca pela informação e construção do conhecimento. A perspectiva de aplicação desta pesquisa está inserida em uma abordagem de ensino investigativo, colocando o aluno na posição de protagonista, capaz de argumentar, refletir e construir o conhecimento. A realização desse trabalho se justifica pela dificuldade apresentada pelos alunos, que frequentemente reclamam dos termos usados nas aulas de Biologia. A metodologia aplicada foi baseada nos pressupostos teóricos fundamentados na pesquisa Quali-quantitativa, através de pesquisa bibliográfica e da Observação participante. A área de estudo foi a Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Domingos José da Paixão e o público alvo os alunos da 2ª série do ensino médio. Participaram da pesquisa 30 alunos mediante assinatura dos termos de consentimento. Foi aplicado um pré-teste e após a realização dos trabalhos um pós-teste. A proposta contou com a seleção e sorteio de termos científicos dos conteúdos de Botânica e Zoologia (conteúdos que abordados durante a aplicação do trabalho), para que os alunos pesquisassem a origem e a definição de cada termo representando cada um deles uma imagem, preferencialmente produzida pelo aluno. Durante a fase das pesquisas foi realizada uma aula de campo no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, com o objetivo de complementar as pesquisas e contribuir para a produção das imagens. Ao término das pesquisas, os trabalhos foram apresentados pelos alunos e na sequência reunidos em um glossário único que poderá ser consultado e ampliado sempre que surgir um novo termo desconhecido pelos alunos. Após a conclusão das apresentações os alunos realizaram uma auto avaliação e destacaram a relevância da atividade para seu aprendizado. Na sequência foram aplicados os pós-testes. Os resultados alcançados foram bastante positivos, tanto em aspectos quantitativos, aumento percentual em número de acertos do pré-teste para o pós-teste, mais também pela mudança de atitude, pelo envolvimento maior dos alunos nas aulas, pela ampliação do vocabulário científico, que começou a ser mais utilizado e com mais segurança. Os objetivos certamente foram alcançados, em maior ou menor proporção, mas foram contemplados a contento. O produto final foi elaborado e será capaz de dar suporte para que outros professores possam aplicar a mesma metodologia, adaptando aos diferentes conteúdos de acordo com seus objetivos, destacando o protagonismo dos alunos e valorizando o ensino investigativo. Foi uma experiência muito positiva e produziu profundas reflexões entre os alunos e também na professora que mediando a execução do trabalho teve a oportunidade de refletir e repensar sua prática pedagógica.
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA