PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KATARINA NASCIMENTO DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KATARINA NASCIMENTO DE AZEVEDO
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Salas do DSE/CCEN/UFPB
TÍTULO: APRENDENDO ATRAVÉS DE QUADRINHOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas. Lúdico. Investigação. Protagonismo. Ensino Médio.
RESUMO: A pesquisa surgiu da verificação de que o ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas apresenta-se de forma desvinculada do cotidiano do estudante, promovendo uma aprendizagem ineficiente. Isto se deve ao fato de que os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, na maioria das vezes, o estudante acaba por memorizar termos ao invés de compreende-los. Este cenário não pode persistir visto que os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Quadrinhos, construídos pelos próprios estudantes, teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de dois questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa e os dados analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu no período de maio a dezembro de 2019. A produção dos Quadrinhos ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados durante o período da pesquisa em grupos. Construíram 17 ilustrações envolvendo os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia e 18 HQ com os temas: DNA e RNA, Replicação e transcrição, Fotossíntese, Respiração e Biomassa. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões presentes nas Sequências Didáticas que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. Na análise dos questionários foi verificado que o hábito de leitura foi incrementado, que os estudantes se sentiram mais motivados a estudar a disciplina, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante as discussões ao longo da construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição dos Quadrinhos produzidos pelos estudantes em um painel. Como produto desse projeto elaborou-se um guia apresentando a experiência e a prática de utilização das HQ no ensino de Biologia que tem o seguinte título: “Biologia em Quadrinhos: Uma forma de construir conhecimentos”. Chegou-se à conclusão que ao trabalhar com HQ os estudantes foram sensibilizados a enxergar a Biologia de forma crítica e criativa sendo motivados a construir sua própria aprendizagem. Pode-se enfim pensar, que o uso e criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, ao construir suas próprias ideias, através da investigação e do protagonismo, têm uma significativa melhora em sua aprendizagem.
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE