PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EMANOEL DEODATO DE MENDONCA

DISCENTE: EMANOEL DEODATO DE MENDONCA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/ddd-gogz-afc
TÍTULO: O POTENCIAL DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE TEMAS DA BOTÂNICA: UMA EXPERIMENTAÇÃO COM FEIJÃO E MILHO.
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias ativas; Protagonismo; Significação da aprendizagem
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: Significar a aprendizagem da Biologia Vegetal é um desafio do ensino de Biologia. Vários autores trazem à luz a aversão relacionada ao ensino e aprendizado desse componente curricular, tanto no ensino superior, como no ensino básico. Isso é fruto do nosso distanciamento histórico com os ambientes naturais que trouxe, como consequência, nosso afastamento do conhecimento botânico. A utilização de aulas práticas apresenta grande potencial, tanto nos aproximando desse conhecimento, como auxiliando o processo de ensino e aprendizagem em conteúdo de botânica, além de proporcionar ao aluno um protagonismo através de metodologias ativas. A metodologia do projeto foi de cunho qualitativo, influenciada pela Pesquisa ação. Com o objetivo de significar a aprendizagem botânica foram aplicadas cinco aulas práticas com o total de 38 alunos, de duas turmas do segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Chagas, vinculada a rede pública da Paraíba. Os conteúdos discutidos foram: Sementes, Germinação, Raízes, Caules e Folhas. Para a coleta de dados foram aplicados questionários (pré-teste, pós-teste e pós-teste 2), anotações realizadas pelos estudantes durante a realização das aulas práticas e a observação participante. Observou-se, após análise dos dados, a contribuição das aulas práticas na aprendizagem botânica, além do seu potencial como metodologia ativa. Durante as intervenções, observou-se o protagonismo estudantil refletidos nas suas participações ativas durante a condução das aulas práticas. Na análise dos testes foi perceptível a progressão de conhecimento apreendido entre os alunos participantes. Os discentes avaliaram as atividades como positivas, indicando a influência da metodologia. As ações desenvolvidas e executadas durante as intervenções pedagógicas formataram o conteúdo de uma cartilha com proposta de aulas práticas, com base em metodologia ativa, compondo uma sequência didática, problematizadas de maneira a propor investigações no ensino de conteúdos em botânica. Esse material será disponibilizado pelo repositório online do PROFBIO - UFPB, para servir de aporte aos professores de Biologia.
Presidente - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
Interno - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ