PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: ELISVAN VIEIRA BORGES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISVAN VIEIRA BORGES
DATA: 29/10/2020
HORA: 14:15
LOCAL: através da Plataforma Google Meet (Institucional -UFPB)
TÍTULO: Produção de uma Sequência Didática com Jogos Lúdicos para o Ensino de Genética no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Jogos Lúdicos. Termos Genéticos. Protagonismo.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: É notório que alguns termos da genética, como fenótipo, cromossomos homólogos,
heterozigoto, alelos dominantes, entre outros, são de difícil compreensão por parte dos alunos.
Assim, para que haja um maior interesse e compreensão dos conceitos abordados em
Biologia, o professor deve promover metodologias diferenciadas além das aulas expositivas e
dialogadas, para que promova o protagonismo e as habilidades cognitivas dos discentes.
Dessa forma, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma sequência didática utilizando jogos
como instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos em genética.
Essa pesquisa ocorreu no ano de 2019 com uma turma da 3ª série do ensino médio integral,
constituída por 22 alunos, com idades entre 17 e 19 anos, em uma escola pública estadual do
município de Esperança-PB. Para esse relato de intervenção didática que se enquadra na
pesquisa-ação, utilizando como método científico a abordagem qualitativa e quantitativa dos
resultados por meio da utilização de questionários, observação participante e revisão
bibliográfica foram utilizadas 27 aulas de 50 minutos. Uma semana após a execução das aulas
expositivas e dialogadas foi aplicado um questionário pré-teste à 12 discentes com 12
questões objetivas e discursivas. O resultado revelou que dentre os participantes da pesquisa,
as aulas tradicionais não foram suficientes para garantir a compreensão dos estudantes sobre
os conceitos básicos em genética. Em outra etapa, a sala foi dividida em cinco grupos, e cada
um recebeu o roteiro investigativo para orientar a confecção de jogos lúdicos. Nessa fase, o
professor atuou como mediador e os alunos como protagonistas, por meio de leituras,
pesquisas, discussão, criatividade e interação. Assim, foram produzidos cinco jogos:
Memorizando Geneticamente; Show da Genética, Genética Lúdica, Mix da Genética e Trilha
genética com descrição e regras. Cada equipe fez a apresentação de seu jogo, e em seguida
um momento de interação com a turma. Na fase final, foi aplicado um questionário de
percepção via plataforma Google, que mostrou a aceitação dos alunos por essa atividade, e
um melhor desempenho na aprendizagem. Como produto desse trabalho, foi elaborada uma
Sequência Didática de cunho investigativo utilizando como estratégia didática a produção de
jogos, que pode ser usada e adaptada para professores de Biologia e de outras áreas. Conclui-
se que, o uso de jogos em sala de aula foi de extrema relevância, uma vez que, por meio dessa
prática lúdica foi possível estimular a comunicação, a argumentação e a resolução de
problemas, dentro da sala de aula, bem como, foram incitadas o protagonismo e a capacidade
cognitiva dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1590899 - CRISTINA WIDE PISSETTI
Externo ao Programa - 1451626 - LUIS FERNANDO MARQUES DOS SANTOS