PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ELIAS AUGUSTO VIEIRA RABELO

DISCENTE: ELIAS AUGUSTO VIEIRA RABELO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: MICOLOGIA NO DIA A DIA: UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DOS FUNGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização científica. Ensino Investigativo. Biologia. Sequência Didática. Micologia
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: O ensino sobre os fungos na educação básica é quase sempre realizado de forma fragmentada, descontextualizada e sob perspectiva superficial. Desse modo, esse trabalho apresenta-se como uma contribuição para essa problemática e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedita Targino Maranhão com turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) dos ciclos V e VI Médio, através de novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia na área de Micologia, visando, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, promover aprendizagem significativa em sala de aula, desmistificando as percepções negativas sobre os fungos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática acerca dos fungos, utilizando de metodologias ativas de ensino que promovam a autonomia do aluno e o sensibilize acerca da importância do tema. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual as formas de coleta de dados foram rodas de conversa, observação participante e grupo focal. A sequência desenvolvida foi contextualizada com o cotidiano dos alunos da modalidade EJA com a finalidade de promover a alfabetização cientifica e romper com o ensino puramente tradicional, conteudista e tecnicista. Devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram adaptadas para que fossem desenvolvidas de maneira remota e, caso houvesse oportunidade, presencialmente. Diante deste cenário e das limitações, 12 dos 45 alunos das turmas escolhidas responderam à primeira aplicação do questionário e 4 alunos responderam à segunda aplicação do questionário. Assim, após a aplicação da sequência didática, houve uma melhora significativa na porcentagem de acertos nos questionários, comparativamente entre a primeira e a segunda aplicação. Tal melhora evidencia que é possível, através de estratégias ativas de ensino e aprendizagem, promover e incentivar o protagonismo do estudante na área de micologia no Ensino Médio em turmas da EJA.
Presidente - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN