PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MÁRCIO VALÉRIO LINS DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: MÁRCIO VALÉRIO LINS DE ALBUQUERQUE
DATA: 30/08/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Experiência no ensino remoto de sequência didática na abordagem do tema sustentabilidade ambiental para alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias ativas; Educação para Sustentabilidade; Ensino por investigação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: O tema Sustentabilidade Ambiental tem sido abordado nos livros didáticos, no conteúdo de ecologia, de forma superficial, não sendo contextualizado pelos professores de biologia. Nesse contexto, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD), para abordar a Sustentabilidade Ambiental, estimulando o engajamento dos discentes na busca de soluções para os problemas ambientais locais, promovendo o caráter investigativo na construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada com alunos das turmas da 3ª série do ensino médio da escola Deputado Antônio Cabral, localizada no bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa, Paraíba. A Sustentabilidade Ambiental foi abordada por uma SD contendo quatro etapas (três etapas de remotas e uma etapa híbrida). Na primeira etapa foi utilizada uma ferramenta on line (Padlet) para averiguar as percepções dos alunos em relação a Sustentabilidade Ambiental. Na segunda etapa foi realizado um estudo dirigido com foco no livro didático. Já na terceira etapa os alunos pesquisaram em outras fontes (artigos e sites). Na quarta etapa os alunos foram questionados sobre sustentabilidade ambiental na escola, realizaram observações in loco e exposição à comunidade escolar. Os resultados mostraram que no início da SD 67,9% de palavras e frases, referentes as percepções dos alunos, apresentaram relação e contextualização com a Sustentabilidade Ambiental e 32,1% estavam distantes do tema e/ou não estavam contextualizadas. Nas observações in loco na escolar, os alunos identificaram situações e sugeriram ações a serem adotadas visando a sustentabilidade ambiental. Os alunos apresentaram para comunidade escolar (alunos de outras turmas e professores) suas pesquisas, observações, reflexões e sugestões de ações a serem adotadas tais como reciclagem, implantação de horta, redução do desperdício de energia e campanhas de sensibilização. Ao final da SD 72,7% de palavras e frases apresentaram relação e contextualização com a Sustentabilidade Ambiental e apenas 27,3% estavam distantes do tema ou não estavam contextualizadas. Os resultados demonstraram que o aprendizado baseado em pesquisas estimulou a comunicação, a argumentação e a resolução de problemas nos alunos. Foi produzido um manual de práticas sustentáveis, contendo atividades interativas, como instrumento para apoiar o desenvolvimento de Sequências Didáticas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
Presidente - 1297269 - CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO
Interno - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE