PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: GISELE RICELLY DA SILVA

DISCENTE: GISELE RICELLY DA SILVA
DATA: 18/08/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: SISTEMA IMUNOLÓGICO: APRENDIZAGEM POR ANALOGIA COM PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)
PALAVRAS-CHAVES: Imunologia. Analogia. Abordagem investigativa. Protagonismo estudantil. História em quadrinhos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Aprender sobre o sistema imunológico agrega habilidades possibilitando ao estudante uma alfabetização científica que o promova competente em exercer sua cidadania e a promoção à saúde. O tema possui um elevado nível de abstração exigido para demonstração e compreensão dos processos, estruturas e componentes imunológicos. Isso, muitas vezes, pode comprometer o ensino e aprendizagem, caso o docente não busque os caminhos didáticos mais eficientes para desenvolver essa temática. Através do ensino por analogia com abordagem investigativa pode- se buscar amenizar a abstração e promover o desenvolvimento de habilidades relevantes e condizentes ao tema. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência didática investigativa (SDI) com a temática do sistema imunológico através de analogias e abordagem investigativa com a produção de uma história em quadrinhos (HQ). O público-alvo foram estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Paulo Freire, no município de Baía Formosa-RN. A pesquisa foi realizada no período de julho à agosto de 2021. A SDI constituiu-se de 11 etapas, considerando o estudo sobre as células de defesa e suas ações frente ao novo coronavírus (SARS-Cov-2) em analogia à HQ da Liga da Justiça. A aplicação foi remota visto à suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19. O ambiente virtual utilizado foi o Google Meet. Como produtos dessa pesquisa, tem-se a HQ, produzida pelas estudantes, desde o roteiro, a criação dos personagens, estruturação e edição, tendo-se assim um protagonismo atuante. Além, foi elaborado um guia metodológico, com o intuito de registrar os passos didáticos de uso da HQ na proposta aqui apresentada. Após a finalização da pesquisa, serão impressos alguns exemplares da HQ e doados para a biblioteca da referida escola. Espera-se que o caminho didático proposto leve ao desenvolvimento de habilidades referente à temática e no que tange uma educação para a saúde, bem como, seja um caminho didático para o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o sistema imunológico, contribuindo com a formação qualitativa do estudante e com possibilidades pedagógicas aos professores que trabalharem com a temática.
Presidente - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA