PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: PAMELA CRISTINA SANTOS DE ALMEIDA

DISCENTE: PAMELA CRISTINA SANTOS DE ALMEIDA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual do Google Meet
TÍTULO: Determinantes Clínicos para a Estratificação do Risco Cardiovascular e Avaliação da Qualidade de Vida de Portadores de Diabetes Tipo 2
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus tipo 2. Doenças Cardiovasculares. Risco Ajustado. Qualidade de Vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: As doenças e complicações do sistema cardiovascular constituem as condições mais comuns apresentadas em decorrencia da hiperglicemia não controlada na população com diabetes tipo 2 (DM2), ocasionando um grande impacto nas suas atividades rotineiras e afetando negativamente sua qualidade de vida, além de ser considerada a causa mais comum de mortalidade para os diabéticos, principalmente para os idosos. Objetivo: Identificar os determinantes clínicos para o risco cardiovascular e avaliar a qualidade de vida (QV) de portadores de DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo, com abordagem quantitativa, que investigou o perfil de saúde dos pacientes diabéticos acompanhados nos seguintes locais: Setor de Endocrinologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e no Centro de Atenção Integrada à Saúde de Jaguaribe, em João Pessoa, Paraíba. A amostra foi obtida por conveniência e no total foram avaliados 87 pacientes diabéticos idosos e não idosos < 60 anos – (n=34) e ≥ 60 anos (n=53). Foram utilizados os seguintes instrumentos: avaliação fisioterapêutica (elaborada especialmente para este estudo), avaliação do risco cardiovascular (utilizando o Escore de Framingham), avaliação socioeconômica (elaborada para este estudo) e a avaliação da qualidade de vida (utilizando o WHOQOL-bref). Os dados foram analisados por meio do programa SPSS for Windows (Statistical Package for the Social Sciences) versão 23.0. Para análise inferencial foram utilizados inicialmente testes de normalidade e posteriormente comparação entre os grupos pelos testes T Student e Mann Whithey. O teste Qui- quadrado foi utilizado para verificação de associação entre as variáveis. Foi considerado um nível de significância p< 0,05 para todas as análises. Resultados: A maior parte dos pacientes deste estudo tinha idade ≥ 60 anos (n = 53; 60,9%) e destes, 69,8% (n=37) eram do sexo feminino. Quase a metade dos participantes do estudo, independentemente da idade, tinha, apenas, o ensino fundamental (p = 0,988). A associação entre o diabetes e a hipertensão arterial esteve presente no grupo ≥ 60 anos, acomentendo 88,7% dos participantes (n=47; p<0,001). Para os pacientes < 60 anos, as complicações mais prevalentes foram as renais e oftálmicas (ambas com 26,5%), enquanto, para os indivíduos ≥ 60 anos, as complicações oftálmicas (34,0%) e cardiovasculares (41,5%) foram as mais identificadas (p<0,001). O sobrepeso foi mais detectado em ambos os grupos, (n = 19; 55,9%) e (n = 17; 32,1%), respectivamente, < 60 anos e ≥ 60 anos. O grupo ≥ 60 anos possuia um alto risco para o desenvolvimento de episódios cardiovasculares (p = 0,011). Na avaliação da QV no grupo < 60 anos as médias dos domínios físico (54,72±10,47), psicológico (57,70±8,19) e meio ambiente (56,46±7,82) foram superiores, em relação às dos usuários com idade ≥ 60 anos. Conclusão: Constatou-se que a população idosa está classificada como de alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porém, possuindo uma boa média geral na avaliação da qualidade de vida quando comparada ao grupo <60 anos.
Presidente - 336494 - ANTONIO GERALDO CIDRAO DE CARVALHO
Interno - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA