PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: HEBER ALVES DE SOUSA MENDES

DISCENTE: HEBER ALVES DE SOUSA MENDES
DATA: 17/01/2022
LOCAL: Ambiente virtual do Google Meet
TÍTULO: USO DE PALMILHA POSTURAL NA CORREÇÃO DO VALGO DINÂMICO DO JOELHO DE ATLETAS AMADORES DE ESPORTES DE GIRO E SALTO: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Lesões do joelho. articulação do quadril. exercício físico. treinamento muscular. padrão de movimento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: O alinhamento alterado do quadril, joelho, tornozelo e pé promove o desalinhamento articular do joelho, em particular o valgo dinâmico do joelho (VDJ). Muitas são as lesões associadas ao VDJ, que geram afastamentos, dentre elas, as alterações nos pontos de distribuição das pressões plantares, que são fatores menos estudados na literatura, assim como seu tratamento por meio de palmilhas posturais geradoras de elevação do arco plantar longitudinal medial (APLM) do pé. Objetivo: Analisar o efeito do uso da palmilha postural na correção do VDJ de atletas amadores de esportes de giro e saltos. Materiais e Método: Trata-se de um ensaio clínico aleatorizado e controlado, realizado com 16 atletas amadores do sexo masculino, idade (12 – 23 anos), estatura (1,81 – 1,57m), massa corporal (44,1 – 70,3kg) e IMC (6,0 – 26%) com VDJ e pronação excessiva nos pés, distribuídos, aleatoriamente, em 2 grupos: Grupo Palmilha Postural Corretiva (gPPC) e Grupo Palmilha Postural Placebo (gPPP). Após coleta de dados antropométricos, foram fixados marcadores reflexivos nos membros inferiores e foram medidos: o ângulo de projeção no plano frontal (APPF) do joelho, por captura de vídeo durante o lateral step down (LSD) associado ao Índice de Excursão do Centro de Pressão (IECP) do pé, por Baropodometria Computadorizada (BPC). Resultados: Foram observadas diferenças significantes entre as médias obtidas nas avaliações do APPF do grupo gPPP (P=0,005) e do gPPC (P=0,049), já as médias das avaliações do IECP em ambos os grupos não foram significantes (P>0,05). Conclusões: Palmilhas posturais apresentam evidências positivas no tratamento do VDJ pelo aumento gradativo do APPF, apesar deste resultado de não garantir que peças podais elevadoras do APLM sejam necessárias para tal correção.
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Interno - 337318 - HELEODORIO HONORATO DOS SANTOS