PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: LDB; BNCC; Reforma do Ensino Médio; Gamificação; Ensino de História.
RESUMO: O presente trabalho se propõe a refletir sobre as mudanças no currículo do Ensino Médio no estado da Paraíba, considerando as alterações defindas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Lei 1.3415/2017 que definiu a Reforma do Ensino Médio. A discussão apresenta com base na revisão bibliografica como a educação brasileira tem sido pautada pelos interesses internacionais a partir de organizações como a OCDE e o Banco Mundial. Com base em dados de avaliações internacionais como o PISA e nacionais como o IDEB e o apoio político do setor privado a política educacional brasileira tem sido pautada por agendas reformistas que justificam as mundanças curriculares como estratégicas para o desenvolvimento do País. Neste sentido, contextualizamos as reformas educacionais a partir da década de 1990 como parte de uma política neoliberal que tem na educação brasileira um campo de atuação a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e tem permitido o avanço do setor privado sobre a educação pública. Durante a pesquisa é possível perceber que a BNCC, a Reforma do Ensino Médio e a revisão curricular realizada pelos Sistemas de Ensino nos estados atendem a premissa da eficiência do setor produtivo. Compreendendo as medidas reformistas como atos legais do estado nacional, proponho utilizar das estratégias da BNCC e, portanto, do Currículo do Ensino Médio, para contribuir com a formação dos professores de História quanto a utilização das TDIC como ferramentas para a gamificação. Na BNCC a quinta Competência Geral, que trata da Cultura Digital, propõe a utilização das tecnologias digitais para formação de jovens com as habilidades exigidas pelos setores produtivos. Contudo, a proposta aqui apresentada visa contribuir, por meio de uma oficina, com a formação dos professores de História para que possam se utilizar das TDIC como instrumentos capazes de promover o engajamento em suas aulas, a leitura crítica dos fenômenos sociais e contribuam para a formação da consciência histórica dos estudantes, preservando o protagonismo da História frente às mundanças curriculares que pretendem precarizar o trabalho docente.
Presidente - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Interno - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE