PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA DA SILVA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA DA SILVA DIAS
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO: Decolonizando o Ensino de História através da Jurema Sagrada
PALAVRAS-CHAVES: Jurema Sagrada, Ensino de História, Decolonialidade.
RESUMO: A palavra jurema tem diferentes significados. É uma espécie botânica, uma bebida preparada a partir dessa planta e também uma religiosidade afro-ameríndia, cujo principal plano mítico são as “Cidades da Jurema”. Este trabalho tem a preocupação de analisar a importância de inclusão da temática da Jurema Sagrada no Ensino de História dos anos finais do ensino fundamental. A preocupação em estudar a Jurema Sagrada voltada para o Ensino de História partiu de experiências vivencias em uma escola da rede estadual da Paraíba, localizada no município de Alhandra que fica no litoral sul do estado. Essa cidade ficou conhecida como “terra da Jurema” por causa da atuação de importantes mestres juremeiros na cidade, especialmente, os que pertenciam a família do Sítio Acais. Existe uma importante bibliografia sobre a Jurema Sagrada sobretudo nas áreas de Antropologia e Ciências das Religiões. Entretanto, existe uma lacuna dessa temática voltada para o Ensino de História. Esse tema se insere nas determinações da Lei 11.645/2008. A discussão da temática tem como principais referências teóricas autores ligados ao pensamento decolonial e ao interculturalismo crítico. A dimensão propositiva consiste em oferecer um material aos professores de História que permita a inclusão da temática Jurema Sagrada nas aulas de História.
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Presidente - 1126205 - MOZART VERGETTI DE MENEZES