PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

Banca de DEFESA: ANRAFEL DE SOUZA BARBOSA

DISCENTE: ANRAFEL DE SOUZA BARBOSA
DATA: 12/06/2021
LOCAL: Google Meet - gff-eqjo-gvn
TÍTULO: IMPACTOS DOS SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL DOS TRABALHADORES
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Gestão Integrado. Modelagem de Equações Estruturais. Teoria de Resposta ao Item. Análise Fatorial Exploratória. Análise de Cluster. Coeficiente de Validação de Conteúdo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Pesquisa Operacional
RESUMO: Nas últimas décadas, muitas organizações estão implantando simultaneamente os três principais sistemas de gerenciamento, os quais possuem normas específicas: o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), consoante com a ISO 9001; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), consoante com a ISO14001; e o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), consoante com a ISO 45001 / BS OSHAS 18001. As semelhanças estruturais entre eles permitiram a integração de diferentes modelos em um único, em vez de implementá-los separadamente. Isto posto, o principal objetivo desta dissertação foi propor um modelo de mensuração dos impactos dos sistemas integrados de gerenciamento (SGQ, SGA e SGSSO) no desempenho organizacional em uma empresa de grande porte, através da percepção multidimensional de seus trabalhadores. A metodologia utilizada seguiu as diretrizes dos Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), desencadeando uma consistente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) baseada em uma amostra de artigos científicos extraída das bases de conhecimentos científicos Web of Science (WoS) e Scopus. Em seguida foi utilizado o método estatístico da Teoria de Resposta ao Item (TRI) com o intuito de validar a habilidade do instrumento de coleta de dados, discernindo sobre a robustez de distinção e o grau de dificuldade da compreensão das variáveis observáveis, como também mensurar, através de uma escala, o grau de percepção dos trabalhadores em relação aos impactos dos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) no desempenho organizacional de uma empresa de grande porte. Por fim, fez-se uso da metodologia estatística de análise multivariada, utilizando-se inicialmente da Análise de Cluster (AC) para agrupar as variáveis observáveis, posteriormente, realizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE) para determinar as cargas fatoriais e o percentual de explicação dos itens e, em conclusão, implementou-se a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para mensurar as ligações entre as variáveis latentes e observáveis. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram vários ganhos importantes e interessantes oferecidos pela integração dos sistemas de gerenciamento e uma ampla disposição para integrá-los. O instrumento de pesquisa foi composto por 25 itens, e os resultados do Alpha de Cronbach e do Ômega de McDonald foram de 0,964 e 0,970, respectivamente. Quanto aos cálculos dos Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) os resultados da eficácia de conteúdo do instrumento de medição foram 0,94 para clareza e coerência e 0,95 para relevância. Os parâmetros da TRI demonstraram discriminação elevada em 100% das variáveis observáveis, sendo desenvolvida uma escala de dificuldade interpretativa de 6 níveis. Os resultados mostraram ainda que os itens se agruparam em função da similaridade e da distância formando 3 vetores (SGQ, SGA e SGSSO), que a AFE multidimensional explicou em 73% os traços latentes, e que os parâmetros obtidos relacionados ao MEE constatou que o modelo é estatisticamente significativo (aceitável), haja vista ter alcançados excelentes índices de ajuste. Desta forma, conclui-se que há diversos benefícios gerados pelos SGI, que o instrumento de pesquisa foi aprovado, pois apresentou adequados parâmetros de confiabilidade e validade, que foi capaz de medir o que se propôs a mensurar e as informações puderam ser interpretadas, pois cada nível do traço latente foi especificado pelas peculiaridades dos itens congruentes ao questionário. Isto posto, a contribuição deste estudo está no aspecto de orientar a corporação a saber como e quanto investir em SGI, pois, através dessas informações a empresa poderá se planejar melhor.
Externo ao Programa - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE