PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

Banca de DEFESA: JAILSON DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: JAILSON DOS SANTOS SILVA
DATA: 03/06/2022
LOCAL: Ambiente virtual microsoft TEAMS: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YmM1ZDUwNmE
TÍTULO: ESTRUTURAÇÃO DOS CUSTOS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR DE MINERAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de custos. Cadeias de suprimentos. Modelo de Lambert, Cooper e Pagh. Time-Driven Activity based Costing
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia Econômica
ESPECIALIDADE: Análise de Custos
RESUMO: O gerenciamento de custos é imprescindível para as organizações se manterem competitivas em um mercado caracterizado pelo dinamismo e altas exigências dos consumidores por preços mais acessíveis. No contexto das estruturas organizacionais, gerenciar adequadamente os custos é fundamental. No ambiente das cadeias de suprimentos, a gestão de custos se torna ainda mais relevante frente as suas especificidades, marcadas pelas complexidades de seus processos e inter-relacionamentos. Este trabalho aborda como problema de pesquisa: Como gerenciar adequadamente os custos em uma cadeia de suprimentos? A fim de explorar tal problemática, esta dissertação tem como finalidade estruturar os custos incorridos nas operações de produção de uma cadeia de suprimentos, em um caso particular do segmento de mineração, como medida para maior controle e gerenciamento de seus custos e suporte à tomada de decisão. Para atender ao objetivo proposto, a metodologia adotada foi dividida em duas fases. A primeira, a fase teórica, configurou-se em uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi explorar o corpo de conhecimento através das publicações na literatura especializada para investigar quais ferramentas estão sendo usadas na atualidade para o gerenciamento de custos e suas implicações práticas. Os achados da revisão justificaram a proposta e condução da segunda fase da pesquisa, a etapa prática. Os procedimentos metodológicos adotados na etapa prática compõem uma abordagem integrativa para estruturar, alocar e gerenciar os custos na cadeia analisada, por meio do modelo de Lambert, Cooper e Pagh (LCP) e da ferramenta Time-Driven Activity based Costing (TDABC). No que tange aos resultados, eles mostraram que o uso do TDABC em conjunto com o modelo LCP, contribuíram para melhorar a gestão dos custos na cadeia objeto de análise. A avaliação qualitativa do modelo LCP para compreensão de sua estrutura dimensional, inter-relacionamentos e processos de negócios foi crucial para identificar as particularidades de suas operações, possibilitando a aplicação do TDABC de maneira muito mais eficiente. Ademais, com o uso do TDABC identificou-se ainda, o custo unitário do produto analisado e as oportunidades de redução de custos a partir da associação com o modelo LCP. Logo, tal proposta contribuiu para a literatura ao apresentar uma metodologia de alocação de custos, considerando a complexidade das cadeias de suprimentos e contribuiu para a empresa foco, ao promover uma estrutura de custos mais fidedigna com a realidade, reduzindo-os na cadeia global. Diante do exposto, conclui-se que a metodologia proposta se mostrou eficaz para gerenciar custos em cadeias de suprimentos, apresentando uma forma eficiente de alocar seus custos, corroborando assim com a relevância e contribuições desta dissertação.
Presidente - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR