PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOÃO BATISTA CORDEIRO DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA CORDEIRO DANTAS
DATA: 03/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/jpi-abmn-bun
TÍTULO: ANÁLISE DE ESTABILIDADE, CAPABILIDADE E OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE TONALIDADE DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS
PALAVRAS-CHAVES: análise de sistema de medição; análise de capabilidade; revestimentos cerâmicos; tonalidade; desirability; estudo tipo 1.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Garantia de Controle de Qualidade
RESUMO: A redução de defeitos na fabricação de revestimentos cerâmicos é um desafio para a indústria ceramista, buscando atendimento às normas e critérios de qualidade exigidos pelos órgãos regulamentadores e pelo mercado consumidor. A padronização das cores entre as peças cerâmicas produzidas é de fundamental importância e para realizar a medição da variação de cor o espectofotômetro é utilizado. A variação de qualquer processo pode estar associada ao processo produtivo em si ou ao sistema de medição utilizado. Este trabalho apresenta uma série de estudos de análise de sistema de medição (MSA) de tonalidade de um processo de produção ceramista. Dessa forma, essa dissertação tem por objetivo minimizar as fontes de variação de um processo de medição da tonalidade de placas de revestimento cerâmico por meio de estudos de estabilidade, capabilidade e otimização. Foi desenvolvida uma análise de capabilidade avaliando o índice Cpk do processo de produção com foco na variação de tonalidade entre peças cerâmicas. Foi realizado um estudo de repetibilidade e reprodutibilidade (GR&R) e foi observado a necessidade de melhorias no sistema de medição. Dessa forma, foi realizado um estudo do Tipo 1 e realizada otimização utilizando o método desirability com base no índice Cgk. Os resultados obtidos indicaram um setup ótimo formado por um gabarito para centralização de medição, realização de limpeza prévia da peça, abertura ótica do espectofotômetro em 6mm e consideração de um valor por medição. Além disso, a temperatura da peça se mostrou um fator significativo para variação da medição.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI
Interno - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR
Externo ao Programa - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR