PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: KARIALANE DA SILVA BELARMINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARIALANE DA SILVA BELARMINO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
TÍTULO: FENOLOGIA, COMPOSTOS FENÓLICOS E PRODUÇÃO DE MUDAS DE Schinopsis brasiliensis Engl. VIA ESTAQUIA E DIÁSPOROS
PALAVRAS-CHAVES: Caatinga, Baraúna, Fenofases, Cromatografia, Myracrodruon urundeuva Fr. All., Propagação
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção de Mudas
RESUMO: Nativa do bioma Caatinga, a especie Schinopsis brasiliensis Engl. (barauna) possui relevante importancia nos cenarios cultural, social e economico das populacoes da qual faz parte; alem disso, seu potencial madeireiro e medicinal ganha destaque em meio a flora do ecossistema. Sabe-se que, ao longo dos anos, a exploracao de especies endemicas da Caatinga ocorre de forma cada vez mais intensa, acarretando em graves problemas ambientais, com a reducao da sua biodiversidade. Diante disso, objetivou-se com a presente pesquisa caracterizar os aspectos fenologicos de S. brasiliensis e relaciona-los com a distribuicao temporal dos pulsos de precipitacao pluvial em areas do Cariri paraibano, quantificar os compostos fenolicos presentes em cascas e folhas da referida especie, assim como na especie Myracrodruon urundeuva Fr. All. (aroeira) e estudar a producao de mudas de S. brasiliensis por meio assexuado (estaquia) e sexuado (diasporos). Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida em tres experimentos: (i) para fenologia, 15 arvores matrizes de S. brasiliensis foram selecionadas em cada uma das tres areas do Cariri paraibano (uma localizada no municipio de Sao Joao do Cariri e duas em Boa Vista), sendo as plantas avaliadas pelo metodo do percentual de intensidade de Fournier e indice de atividade, registrando-se a presenca ou ausencia das fenofases brotamento, floracao, frutificacao e senescencia, cujos dados foram relacionados com os pulsos e interpulsos de precipitacao; (ii) nas mesmas areas, foram coletadas amostras de cascas e folhas para determinacao dos compostos fenolicos existentes na referida especie e em M. urundeuva, para tal, amostras de 20 plantas foram quantificadas por meio de Cromatrografia Liquida de Alta Eficiencia (CLAE); tambem foram coletadas amostras de solo abaixo da copa de cada arvore matriz a fim de se caracterizar as variaveis edaficas existentes e relaciona-las aos resultados obtidos, sendo os dados submetidos as analises multivariadas de componentes principais (ACP) e de agrupamento; (iii) para producao de mudas de S. brasiliensis, estacas caulinares da especie foram coletadas numa populacao natural de plantas localizadas em Boa Vista, PB, sendo as estacas devidamente acondicionadas e posteriormente padronizadas (15 cm), recebendo cortes em bisel na parte basal e reto na porcao superior; cinco doses do fitorregulador acido indolbutirico (AIB) foram testadas (0, 2000, 4000, 6000 e 8000 mg. L-1) a fim de se promover o enraizamento; tambem foram testados tres tipos de substrato (areia + vermiculita + esterco – 1:1:1, solo da caatinga + esterco – 2:1 e solo da caatinga); para a propagacao sexuada, diasporos foram escarificados mecanicamente na regiao oposta a micropila e semeados em bandejas plasticas contendo areia previamente lavada e autoclavada, apos o surgimento do segundo par de folhas definitivo, realizou-se a repicagem para sacos de polietileno contendo os mesmos substratos utilizados para a tecnica de estaquia. Com base nos resultados, a fenofase de brotamento inicia-se tao logo acontecam os eventos de precipitacao pluvial e a senescencia foliar tem ocorrencia acentuada nos periodos mais secos do ano, tendo demonstrado maior uniformidade quando comparada as demais fenofases observadas, sendo a intensidade e duracao dos eventos dependentes de como se dao os pulsos de precipitacao. Os compostos fenolicos identificados e quantificados sao pertencentes a classe de flavonoides e taninos e teores mais elevados sao conseguidos nas folhas; o solo coletado abaixo da copa de S. brasiliensis caracteriza-se como de maior fertilidade, tendo a especie demonstrado um maior potencial medicinal para os componentes determinados neste estudo. A tecnica de estaquia para a producao de mudas de S. brasiliensis nao e recomendada devido ao seu baixo indice de pegamento, assim como a obtencao de mudas com qualidade superior e conseguida por meio sexuado, com diasporos escarificados e semeados em areia e posterior desenvolvimento de plantas em substrato composto por solo da caatinga + esterco bovino.
Presidente - 337908 - RISELANE DE LUCENA ALCANTARA BRUNO
Interno - 388164 - MAILSON MONTEIRO DO REGO